Vereador Fábio Costa propõe instituir o Dia de Combate ao Feminicídio em Maceió
Projeto de lei visando à conscientização sobre a violência sofrida pelas mulheres está tramitando na Câmara
Tramita na Câmara de Maceió um projeto de lei, protocolado recentemente pelo vereador Delegado Fábio Costa (PP), que institui o 7 de agosto como o Dia Municipal de Combate ao Feminicídio no calendário oficial do município. A proposta visa à sensibilização e conscientização da sociedade sobre a violência sofrida pelas mulheres. Só em 2022, Alagoas registrou quase 20 casos de feminicídio.
Além disso, pretende-se, divulgar os serviços de acolhimento e os mecanismos legais de proteção à mulher em situação de violência e as formas de denúncia, bem como orientar e esclarecer as dúvidas e o crime de feminicídio; promover eventos de conscientização sobre o combate ao crime; fortalecer a rede especializada de atendimento à vítima; informar o atendimento prestado pelo poder público neste enfrentamento; e mobilizar a comunidade para a participação de ações específicas de prevenção.
Na justificativa que apresentou ao Poder Legislativo, Fábio Costa destacou que o feminicídio está tipificado no Código Penal Brasileiro como uma qualificadora no crime de homicídio contra a mulher, punindo gravemente quem mata pelo fato de a vítima ser do sexo feminino, sendo necessária a atenção do poder público ao combate a este tipo de violência.
“É preciso cada vez mais que o município intensifique ações e campanhas preventivas, conscientizando a sociedade sobre a importância de combater o feminicídio e demais formas de violência contra a mulher”, frisou o vereador.
A ideia dele é que no Dia Municipal de Combate ao Feminicídio a prefeitura possa promover eventos relacionados ao tema, como ações de mobilização, campanhas, seminários, palestras, debates, fórum e encontros.
A data escolhida é simbólica, por celebrar a sanção da Lei da Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), considerada um marco no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres no Brasil.
A legislação trouxe mecanismos para proteger o público feminino em conformidade com a Constituição Federal e os tratados internacionais ratificados pelo Estado Brasileiro, a exemplo da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher.
Últimas notícias
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
