Baixa adesão à vacinação acende alerta para do Conselho de Secretarias de Saúde
Cosems-AL promoveu reunião para pensar em estratégias
Com um mês após o início da campanha de vacinação contra a poliomielite, pouco mais de 82 mil crianças foram imunizadas, o que representa 41% do público-alvo. A baixa adesão à vacinação tem preocupado o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL).
Na última segunda-feira, foi promovida uma reunião para criar estratégias para aumentar a cobertura vacinal no Estado de Alagoas.
A vice-presidente do Cosems-AL, Paula Gomes, defendeu a importância do trabalho intersetorial com a colaboração de instituições como Ministério Público Estado (MPE), Secretarias de Saúde e Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).
Paula reforçou a importância da educação em saúde neste processo e a necessidade de entender o motivo da não vacinação dentro de cada território
Dentre os encaminhamentos apontados pelos gestores da Saúde estão, sensibilizar a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) junto aos prefeitos, no sentido de reforçar a necessidade do agente público no trabalho de mobilização da população no tocante à vacinação.
Outra sugestão foi propor um posicionamento à Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) quanto à necessidade da melhoria da publicidade no tocante à vacinação no Estado, associando a educação em saúde.