Busca ativa é essencial para detectar casos de cardiopatia congênita
Em sete anos, a Casa do Coraçãozinho realizou 635 cirurgias cardiopediátricas
Em Alagoas, a cada 50 mil nascidos vivos, 500 terão cardiopatia congênita. O Estado vem conseguindo tratar vários casos. A indicação para cirurgia no primeiro ano de vida é para 80 crianças e o encaminhamento tardio acomete 160 crianças. Esses números foram apresentados na tarde desta terça-feira (30/08) para a primeira-dama e coordenadora do Programa da Primeira Infância, Marina Dantas, na Casa do Coraçãozinho, gerida pela Sociedade Beneficente do Coração de Alagoas - Cordial.
A Casa do Coraçãozinho foi inaugurada em dezembro de 2016. Ao longo desse período, foram realizados 34.231 procedimentos, sendo 14.577 consultas e 18.671 exames. Além de 635 cirurgias cardiopediátricas e 348 procedimentos de hemodinâmicas. Conforme informações do presidente da Cordial, o médico Claudio Soriano, com a busca ativa para detectar crianças com cardiopatia congênita, o número de cirurgias deve chegar a 20 por mês. Atualmente, são realizadas 10. Segundo ele explicou, na visita que também foi acompanhada pela médica Paula Dantas, "ainda existe uma quantidade considerável de casos subnotificados", .
O projeto “Coração de Estudante”, uma iniciativa da Casa do Coraçãozinho, acontece em parceria com a rede pública de ensino nas escolas a fim de detectar crianças que possam ter a doença e tratá-las. “Essa busca ativa resultou em 8.771 atendimentos em 33 edições, em 13 municípios alagoanos e mais de 300 crianças fora encaminhadas para fechamento de diagnóstico e tratamento na Casa do Coraçãozinho”, afirmou Cláudio Soriano.
Em decorrência da Covid, o trabalho elaborado pelo “Coração de Estudante” teve uma pausa. E a pandemia também trouxe mais preocupações para os familiares dos pequenos pacientes, pois a doença aumenta em 20 vezes a chance de morte.
Dentro da expertise de Cláudio, Marina questionou qual ponto o Programa da Primeira Infância poderia contribuir ainda mais e obteve a resposta. “Investir na primeira infância é investir na parentalidade, ou seja, na família”, afirmou. Segundo ele, muitos pais se ocupam com o sustento dos filhos e acabam não dedicando o tempo necessário de brincar com as crianças e promover momentos de mais carinho, entre outras formas de atenção, ponto fundamental para o desenvolvimento cognitivo.
Últimas notícias
Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 7 milhões
Maceió retoma a vacinação contra a Influenza para todos os grupos prioritários
Cibele Moura pede apoio para aprovação de projeto em prol de mulheres grávidas em cursos
Hospital de Emergência do Agreste leva conscientização sobre prevenção do AVC
Soja, terras raras e tarifas: O que acordaram Trump e Xi em reunião
Letalidade da Operação Contenção desrespeita comunidades, dizem ONGs
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
