Semed discute volta dos grêmios estudantis nas escolas municipais
Reunião visa estimular nos estudantes a participação social, cultural e política
Com o objetivo de estimular a participação dos estudantes da rede municipal de ensino em espaços públicos de debate e convívio sociocultural, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quarta-feira (14), uma reunião para discutir a volta do grêmio estudantil. O encontro reuniu diretores escolares, técnicos e professores do Município.
A reunião foi promovida para discutir a importância das escolas retomarem a prática do grêmio, tendo em vista o engajamento dos jovens na política estudantil ao propiciar a participação dos jovens no sistema democrático.
Roberval da Silva é presidente do Conselho Escolar da Escola Municipal Tradutor João Sampaio. Ele destacou que é fundamental para a formação dos jovens que haja essa articulação entre os estudantes e a escola, já que é um passo importante para despertar a cidadania entre os alunos.
“Precisamos ter o grêmio na escola, porque é uma forma de a gente ensinar aos alunos a como se comportar democraticamente. Eles passam a ter mais consciência dos seus direitos e deveres, como também dos direitos das instituições", revelou.
Através do grêmio estudantil, a escola também pode entender as necessidades dos alunos e dar um salto de qualidade no processo de aprendizagem. Segundo a técnica da coordenadoria-geral de Organização Escolar, Edileuza Maciel, o grêmio é de extrema importância para a gestão educacional.
“Para uma gestão democrática é imprescindível a voz do aluno. Ele tem que estar inserido nessa gestão, participando das tomadas de decisões e fazendo ele se sentir pertencente ao ambiente escolar", ressaltou.
Últimas notícias
Dez são presos por violência contra mulher e estupro em Maceió e Região no fim de semana
Pix passa a ser rastreado em todos os bancos para evitar golpes a partir desta segunda
Alagoas vai sediar a primeira Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Nordeste de 2026
Educação de Maceió convoca mais de 200 aprovados no PSS para reforço da rede municipal
Maceió se destaca entre os destinos mais buscados do Brasil para o Carnaval 2026
Ex-esposa entra no foco da investigação sobre morte de supervisor de base do CRB
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
