Educação

Viçosa tem escola municipal com o maior Ideb da região

Dados foram divulgados na última sexta-feira (16)

Por 7Segundos com Assessoria 22/09/2022 11h11
Viçosa tem escola municipal com o maior Ideb da região
Viçosa tem escola municipal com o maior Ideb da região - Foto: João Esequiel

Das cinco primeiras escolas dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano) com as melhores notas obtidas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021, três são da Rede Municipal de Viçosa. O destaque foi para a Escola Maria Nazaré Batista (foto), que ocupa o topo do ranking com índice de 6.3, o maior entre todas as unidades da 4ª Gerência Regional de Ensino (4ª Gere), formada por 8 municípios.

O Ideb 2021 foi divulgado na sexta-feira (16) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ainda entre os 5 melhores índices da 4ª Gere, estão mais duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Viçosa, que atuam com os Anos Iniciais: Odilon Gato, em 3º lugar com nota 5.8; e Manoel Firmino, em 4º lugar com índice de 5.7.

Nos Anos Finais (do 6º ao 9º ano) destacaram-se as escolas municipais: São José, em 3º lugar com nota 5.0, superando o Ideb de 2019 que foi de 4.9; e Pedro Carnaúba em 4º lugar com índice de 4.9, mantendo o desempenho da avaliação anterior.

A 4ª Gere é formada pelas redes de ensino dos municípios de Atalaia, Capela, Cajueiro, Pindoba, Mar Vermelho, Paulo Jacinto, Viçosa e Chã Preta.

Impactos da pandemia


Nos Anos Finais, o município de Viçosa manteve o índice alcançado em 2019 (4.9) e, nos anos iniciais, teve uma pequena redução de cinco décimos, de 5.8 para 5.3. Dos 8 municípios que compõem a 4ª Gere, Viçosa ocupa a terceira melhor posição, nos anos Iniciais e Finais.

A secretária de Educação de Viçosa, Iolanda Tenório, observa que mesmo com os impactos causados pela pandemia, o desempenho da Rede Municipal de Ensino não apresentou perdas significativas.

Especialistas em educação previam um retrocesso de 20 anos na qualidade do ensino, em âmbito nacional, o que não aconteceu graças ao empenho das redes de ensino, dos gestores, dos professores, dos pais e dos alunos.

Para a secretária, o momento é de reflexão e planejamento visando ações que acelerem e assegurem os avanços alcançados na qualidade do ensino.

“É preciso, também, parabenizar os professores pela luta e dedicação nesses dois anos de pandemia e também os pais, que confiaram em nosso trabalho e colaboraram para este bom resultado, que apesar de estar um pouco abaixo nos Anos Iniciais, temos a maior nota da região conquistada pela Escola Nazaré Batista”, destacou a secretária.

Ideb


Criado em 2007, o Ideb reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.

O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Trata-se, portanto, de uma ferramenta com a qual cada gestor pode avaliar o desempenho de sua escola, norteando as ações pedagógicas.