Geral

Agentes de endemias decretam greve e bloqueiam a Avenida Fernandes Lima

Categoria reivindica implantação do piso e plano de cargos e carreiras

Por 7Segundos 29/09/2022 12h12 - Atualizado em 29/09/2022 14h02
Agentes de endemias decretam greve e bloqueiam a Avenida Fernandes Lima
Protesto na Avenida Fernandes Lima, parte alta de Maceió - Foto: Reprodução/ Redes sociais

Os agentes de endemias e saúde municipais decretaram greve por tempo indeterminado e bloquearam nesta quinta-feira (29) a Avenida Fernandes Lima, em frente ao Cepa, em Maceió.

Com faixas em protesto, os manifestantes bloquearam os sentidos na Avenida, no bairro do bairro do Farol, causando engarrafamento. A Superintendência Municipal de Trânsito (SMTT) está no local e o Gerenciamento de Crise já foi acionado.

A categoria decidiu por greve após assembleia geral extraordinária nessa quinta-feira. Os agentes reivindicam o pagamento da equiparação do piso nacional da categoria, plano de cargos e carreiras e querem mais diálogo com a Prefeitura de Maceió.

Confira na íntegra a nota da Prefeitura:

"As Secretarias de Gestão e de Economia de Maceió ressaltam que a Prefeitura de Maceió já paga aos agentes de Endemias e Comunitários de Saúde o novo piso salarial da Emenda Constitucional n. 120, incluindo os retroativos, desde maio.

A Secretaria de Gestão tem mantido contato recorrente com as lideranças das categorias, inclusive, houve reunião na última segunda-feira para buscar uma solução em relação à reformulação do plano de cargos e carreiras da categoria. No entanto, em meio ao período eleitoral, uma pequena parcela dos representantes está sendo usada politicamente por opositores da atual gestão, apenas com intuito de prejudicar a população."