Agentes do SVR iniciam atividades pela SMTT nesta quarta-feira (12)
Atividade teve seu primeiro ponto no Corredor Vera Arruda
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió começou, nesta quarta-feira (12), a atuação de agentes no Serviço Voluntário Remunerado (SVR). Com portaria regulamentando a atividade publicada nesta terça-feira (11), o trabalho iniciou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, no Corredor Vera Arruda, na Jatiúca.
A atividade contou com duas equipes compostas por dois agentes cada, sendo a primeira em um turno das 8h às 14h e a segunda de 14h às 20h. O policiamento de trânsito na região aconteceu com os profissionais a pé, contou com o apoio de uma viatura, além de toda a cobertura dada por servidores que ficaram no Núcleo de Operação Integrada (NOI) e os supervisores plantonistas.
O superintendente da SMTT, André Costa, falou sobre o início do SVR. "É muito bom poder fazer parte desse momento, que é uma reivindicação da categoria e que melhorará consideravelmente o atendimento à população maceioense. É uma via onde todos ganham, o cidadão e os agentes", disse o titular da pasta.
Além do apoio das viaturas e o contato direto com o NOI, os agentes também têm como se comunicar com a Polícia Militar, caso haja a necessidade.
Reunião com agentes
O início dos trabalhos foi anunciado oficialmente no auditório da SMTT, nesta terça-feira (10), pelo superintendente André Costa. O momento contou com a presença de agentes e de outros profissionais do órgão. "O chamado Bico Legal, na verdade, é um ganho para a sociedade. Teremos mais equipes nas ruas, podendo solucionar os problemas que temos no cotidiano, com relação a sinistros de trânsito, apoio em regiões que, por algum motivo, necessitem da presença do agente e outras situações que, devido à grande demanda, se torna bem mais complicado mobilizar agentes", destacou o agente de Trânsito Zenildo Calheiros.
Já existe o processo para a aquisição de bicicletas elétricas e automóveis elétricos, que auxiliarão na atividade dos agentes. "O reforço de viaturas e também o policiamento de trânsito em bicicletas elétricas já faz parte da ideia de atuação do Bico Legal. Mesmo com as duas possibilidades, a fiscalização a pé também deve acontecer justamente para que possamos atingir àqueles pontos onde há uma dificuldade de circulação com um automóvel e também para os agentes estarem mais acessíveis à população, para tirar dúvidas, ouvir sugestões e reclamações", ressaltou André Costa.
"É importante ressaltar que, com o movimento de adesão dos agentes ao Bico Legal, será organizada a escala de trabalho para que todos os que desejarem participar sejam bem alocados nos serviços", disse o diretor de Mobilidade da SMTT, coronel Cícero Silva. "Temos toda uma logística a preparar, para garantir uma boa atuação aos nossos profissionais", finalizou.
O encontro contou também com a presença do superintendente adjunto da SMTT, Assis Constantino.