Eleições 2022

Agora cabe ao TSE decidir sobre envio de tropas federais para Alagoas neste 2º turno

TRE-AL acatou parcialmente pedido coligação “Alagoas Merece Mais para reforçar o pleito em Teotônio Vilela, Junqueiro, São Sebastião e Feira Grande.

27/10/2022 10h10
Agora cabe ao TSE decidir sobre envio de tropas federais para Alagoas neste 2º turno
Sede TSE - Foto: reprodução

A decisão sobre o pedido de envio de tropas federais para este segundo turno para Alagoas está nas mãos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Cabe, agora, ao TSE deferir ou revogar a decisão do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral que acatou, parcialmente, a solicitação formulada pela coligação “Alagoas Merece Mais” que requisitou a federalização nos municípios de Teotônio Vilela, Junqueiro, São Sebastião e Feira Grande.

No primeiro turno, o TRE-AL também acatou um pedido deste, do mesmo grupo político, mas acabou sendo indeferido pelo TSE, que se baseou na garantia dada Governo do Estado, que disse ter efetivo suficiente para manter a ordem no dia do pleito.

Sobre os munícipios que tiveram o aval da Justiça Eleitoral local para receber tropas federais, o presidente do TRE-AL e relator do processo, o desembargador Otávio Leão Praxedes ressaltou que nessas localidades, o entendimento é de que há sério risco de interferência no livre exercício do voto das eleitoras e dos eleitores, e de instabilidade no processo de votação e apuração dos resultados, o que certamente resultará em prejuízo irreparável ao processo democrático”.