Biblioteca do Congresso estadunidense solicita livros produzidos com apoio do Governo de Alagoas
Library of Congress já pediu 27 títulos publicados em parceria entre Fapeal, Imprensa Oficial e EdUneal
Pela segunda vez, a Library of Congress, biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, em Washignton, solicitou a doação de publicações divulgadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeal), em parceria com a Imprensa Oficial e a Editora da Universidade Estadual de Alagoas (EdUneal). Na terça-feira (08), a Fapeal entregou à Library sete títulos produzidos com incentivo do Governo de Alagoas. E, em setembro de 2021, já haviam sido doados 20 livros da Coleção Alagoas Bicentenário.
Dos sete títulos doados, seis foram teses e dissertações científicas selecionadas em colaboração com a Edufal e uma foi a coletânea “Cantiga das Estaladeiras de Fumo de Arapiraca”, que é uma obra da EdUneal.
Os volumes foram entregues pessoalmente à bibliotecária Maria Lúcia Torres Machado, da Library of Congress, no escritório da fundação americana, que funciona no Rio de Janeiro, uma das seis instituições que há pelo mundo. De acordo com Maria Lúcia, os livros serão catalogados e processados e, em seguida, enviados ao acervo em Washington, D.C, que constitui a maior biblioteca pública do mundo.
“Enviar os títulos das coleções ‘Raízes das Alagoas’ e ‘Alagoas Bicentenário’, e as obras fomentadas por meio dos editais da Fapeal, significa o reconhecimento de um importante trabalho desenvolvido na instituição, que há seis anos vem primando pelo incentivo e fortalecimento da produção editorial de Alagoas”, disse a doutora em Biblioteconomia Rosaline Mota, que fundou o arquivo da Fapeal e coordenou as publicações da Fundação junto à Imprensa Oficial.
Para o diretor-presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes, esse fato demonstra a qualidade do material e da produção científica e acadêmica que Alagoas desenvolve com o apoio do Governo do Estado. “Nossa produção está ultrapassando as fronteiras do país, chegando a um público maior”, disse.
Cantigas das Estaladeiras
De acordo com o professor Renildo Ribeiro, diretor da EdUneal, “Cantigas das Estaladeiras de Fumo de Arapiraca”, que também foi solicitada pela Library of Congress, é uma obra é de grande importância para o resgate e conservação da identidade cultural de Alagoas e do agreste fumageiro, em especial.
“O autor, Zezito Guedes, é um grande autodidata: Patrimônio Vivo do Estado, escultor, pintor, folclorista, pesquisador e grande intelectual, que muito honra Arapiraca e toda Alagoas”, disse Renildo Ribeiro.
Últimas notícias
Colisão entre carro e moto deixa mulher ferida na entrada do Conjunto Eustáquio Gomes
Shoppings de Maceió e Arapiraca funcionam em horário especial no fim de ano
Aliança Comercial de Maceió divulga horários especiais do comércio para o fim de ano
Governo do RJ envia a Moraes plano para reocupar áreas controladas pelo crime
Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
Líder de facção é preso duas semanas após divulgação de lista dos mais procurados
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
