Extensionista da Emater apresenta TCC de mestrado durante VII Reunião Nordestina de Ciência do Solo
O engenheiro agrônomo que atende o município de Coité do Nóia afirmou que é uma satisfação poder participar de “um evento grandioso como esse”
“Desempenho agronômico do milho doce fertirrigado sob diferentes populações de plantas e doses de nitrogênio”. Esse foi o tema do trabalho de conclusão de curso (TCC) de mestrado do extensionista Talvanes Araújo, que trabalha no Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater). O trabalho foi apresentado durante a VII Reunião Nordestina de Ciência do Solo, que aconteceu entre os dias 5 e 9 de dezembro.
Com o tema “Saúde do Solo, Sustentabilidade e Avanços na Agricultura do Nordeste”, o evento ocorreu na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte. O engenheiro agrônomo que atende o município de Coité do Nóia afirmou que é uma satisfação poder participar de “um evento grandioso como esse”.
“Dessa forma, ficamos cada vez mais motivados a dar continuidade a projetos similares, buscando sempre trazer novos conhecimentos que possam ser repassados para os produtores, que são o foco de todas as pesquisas realizadas na área”, ressaltou Talvanes.
A dissertação tem como objetivo avaliar o desempenho do milho doce sob diferentes doses de nitrogênio e densidades populacionais. Na prática, esse trabalho ajuda o agricultor na determinação de doses de fertirrigação (aplicação de fertilizantes via água de irrigação) e no espaçamento que melhor se adapta ao possível sistema de plantio, visando uma maior produção.
O extensionista também avaliou positivamente o compartilhamento do resultado do estudo com diversas pessoas, além da troca de ideias com outros profissionais da área em palestras e mesas redondas, para discutir assuntos relacionados à preservação e conservação do solo e, consequentemente, do meio ambiente de forma geral. “É uma experiência que só enriquece o currículo, algo que podemos assimilar e trazer para o dia a dia com os agricultores familiares”.
Por fim, Talvanes enalteceu a importância da Emater desde o começo do mestrado, que o apoiou e permitiu conciliar o trabalho com a formação profissional. “A visão do órgão, com relação ao aprimoramento dos colaboradores, busca trabalhadores cada vez mais capacitados e capazes de desempenhar um trabalho consistente, capaz de transformar a vida dos agricultores de forma geral”.
“Sou grato à Emater, nas figuras do supervisor regional, Raul Gonçalves, da gerência de assistência técnica e extensão rural (ATER), Graça Seixas, e da superintendente de ATER, Rita de Cássia; além da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)”, finalizou.