Extensionista da Emater apresenta TCC de mestrado durante VII Reunião Nordestina de Ciência do Solo
O engenheiro agrônomo que atende o município de Coité do Nóia afirmou que é uma satisfação poder participar de “um evento grandioso como esse”
“Desempenho agronômico do milho doce fertirrigado sob diferentes populações de plantas e doses de nitrogênio”. Esse foi o tema do trabalho de conclusão de curso (TCC) de mestrado do extensionista Talvanes Araújo, que trabalha no Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater). O trabalho foi apresentado durante a VII Reunião Nordestina de Ciência do Solo, que aconteceu entre os dias 5 e 9 de dezembro.
Com o tema “Saúde do Solo, Sustentabilidade e Avanços na Agricultura do Nordeste”, o evento ocorreu na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte. O engenheiro agrônomo que atende o município de Coité do Nóia afirmou que é uma satisfação poder participar de “um evento grandioso como esse”.
“Dessa forma, ficamos cada vez mais motivados a dar continuidade a projetos similares, buscando sempre trazer novos conhecimentos que possam ser repassados para os produtores, que são o foco de todas as pesquisas realizadas na área”, ressaltou Talvanes.
A dissertação tem como objetivo avaliar o desempenho do milho doce sob diferentes doses de nitrogênio e densidades populacionais. Na prática, esse trabalho ajuda o agricultor na determinação de doses de fertirrigação (aplicação de fertilizantes via água de irrigação) e no espaçamento que melhor se adapta ao possível sistema de plantio, visando uma maior produção.
O extensionista também avaliou positivamente o compartilhamento do resultado do estudo com diversas pessoas, além da troca de ideias com outros profissionais da área em palestras e mesas redondas, para discutir assuntos relacionados à preservação e conservação do solo e, consequentemente, do meio ambiente de forma geral. “É uma experiência que só enriquece o currículo, algo que podemos assimilar e trazer para o dia a dia com os agricultores familiares”.
Por fim, Talvanes enalteceu a importância da Emater desde o começo do mestrado, que o apoiou e permitiu conciliar o trabalho com a formação profissional. “A visão do órgão, com relação ao aprimoramento dos colaboradores, busca trabalhadores cada vez mais capacitados e capazes de desempenhar um trabalho consistente, capaz de transformar a vida dos agricultores de forma geral”.
“Sou grato à Emater, nas figuras do supervisor regional, Raul Gonçalves, da gerência de assistência técnica e extensão rural (ATER), Graça Seixas, e da superintendente de ATER, Rita de Cássia; além da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)”, finalizou.
Últimas notícias
Influenciadora falsifica documento para se passar por policial e operação da Polícia é realizada em Alagoas
Colisão entre motocicletas deixa feridos na BR-316 em Palmeira dos Índios
“Ser trans, por si só, não implica em prejuízo educacional”, afirma Caio Bebeto criticando criação de cota trans na UFAL
Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente
Sete líderes do Comando Vermelho vão para prisões federais
Ufal terá reserva de vagas para pessoas trans no próximo Sisu
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
