Após reunir mais de 12 mil alunos em seis edições, Quartas Eruditas faz última apresentação do ano nesta quarta (14)
Encerramento do projeto em 2022 acontecerá a partir das 15h, na Sala de Música do Complexo Cultural Teatro Deodoro
O clima será de despedida nesta quarta-feira (14), na Sala de Música do Complexo Cultural Teatro Deodoro, no Centro. Isso porque o projeto Quartas Eruditas fará a última apresentação do ano para uma plateia lotada, a partir das 15h. Mais de 240 alunos de escolas públicas são esperados para prestigiar o concerto-didático da Camerata Ero Dictus, que contará com a participação especial do Trio Dellas. O evento é aberto ao público.
O projeto, que faz parte de uma parceria da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) com o Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento (ICED), presidido pela pianista Orieta Feijó, está em cartaz desde 2016. A iniciativa chega em 2022 a sua sexta edição. O Quartas Eruditas precisou ser suspenso nos anos de 2020 e 2021 por causa da pandemia da Covid-19. Ao todo, mais de 12 mil estudantes da rede pública de ensino já participaram da aula-espetáculo, levando em consideração a pandemia, esse número poderia ser bem maior.
“O Quartas Eruditas é o nosso projeto mais exitoso e eu tenho um carinho todo especial por ele. Por também ser professora, ter uma atividade em nossa casa que une arte e educação, alcançando tantos estudantes, me deixa muito feliz e com um sentimento de dever cumprido. Nada melhor do que terminar esse ano com uma apresentação muito especial”, destaca Sheila Maluf, diretora-presidente da Diteal.
Além do concerto promovido pela Camerata Ero Dictus, com regência e direção musical do maestro Max Carvalho, o público tem uma verdadeira aula sobre música clássica. São abordadas informações sobre melodia, autores, instrumentos e história do gênero. Para algumas apresentações, o projeto busca levar convidados especiais com o objetivo de aumentar o leque de conhecimento. A participação do trio “Trio Dellas” é um bom exemplo, porque vai trazer no repertório peças de Jacques Ibert, Dmitri Shostakovich e François Doppler.
O grupo é formado pelas musicistas Ziliane Teixeira (flauta transversal), Débora Borges (violino) e Soraia Lüders (piano). Ele surge com a proposta de explorar a combinação da sonoridade desses instrumentos promovendo o repertório da música de câmara, buscando contribuir para a produção musical no âmbito acadêmico e cultural de Maceió.
“Esta pode ser a última apresentação do ano, no entanto, será apenas um descanso e, em 2023, voltará com ainda mais força para levar arte e educação para as pessoas. Esse é um dos papéis da arte: encantar, mas também formar”, disse Sheila Maluf.
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
