Meio ambiente

Sem administração adequada de concessionária, Prefeitura suspende recebimento de lixo no aterro sanitário

V2 Ambiental foi notificada sobre a decisão e terá que suspender a operação sob pena de punição administrativa

Por 7Segundos 26/12/2022 18h06 - Atualizado em 26/12/2022 18h06
Sem administração adequada de concessionária, Prefeitura suspende recebimento de lixo no aterro sanitário
Aterro Sanitário de Maceió - Foto: Thiago Fragoso – Ascom TCE/AL

O recebimento de lixo no aterro sanitário de Maceió foi suspenso pela prefeitura, por meio de uma determinação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet). A decisão se trata de resíduos de terceiros, incluindo os que vêm do comércio, como por exemplo a construção civil, no Centro de Tratamento de Resíduos de Maceió.

O motivo da determinação imediata foi a falta de administração adequada por parte da empresa concessionária, a V2 Ambiental. Com isso, a prefeitura informou que o aterro chegou ao limite da capacidade e não poderá mais receber este tipo de resíduos. A ordem foi do próprio secretário da pasta, Pedro Vieira, ainda na sexta-feira (23) e deve ser cumprida pela empresa.

A V2 tem 10 dias para apresentar documentos, projetos, planos e informações que indiquem todas as soluções dos problemas existentes na operação do aterro sanitário de Maceió. Também é necessário informar as providências adotadas, com indicação técnica, financeira e cronológica para o cumprimento das cláusulas existentes em contrato para a recuperação da área degradada do antigo vazadouro de Cruz das Almas.

Os técnicos da Sedet constataram que a usina de britagem está inoperante, fazendo com que o este tipo de lixo fosse descartado em um local indevido, o que contribui para diminiuir o tempo de uso do equipamento.

A V2 foi notificada sobre a decisão e terá que suspender a operação sob pena de punição administrativa.