Segurança

Após tentativa de atentado, aeroporto de Brasília planeja reforçar segurança para posse de Lula

Administração do terminal aéreo informa que também contará com ajuda dos órgãos de segurança pública do DF e da Polícia Federal

Por 7Segundos com CNN Brasil 26/12/2022 20h08
Após tentativa de atentado, aeroporto de Brasília planeja reforçar segurança para posse de Lula
Movimentação no Aeroporto Internacional de Brasília - Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Após a tentativa de atentado a bomba no último sábado (24), o Aeroporto Internacional de Brasília informou nesta segunda-feira (26) que planeja reforçar ainda mais a segurança para a posse presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no dia 1° de janeiro de 2023.

A CNN apurou que o aumento na segurança devido à cerimônia já estava programado, mas que, após a prisão em flagrante do gerente de postos de combustíveis George Washington de Oliveira Sousa, 54 anos, a administração do local prevê aumentar, na parte interna e na área externa do terminal, o efetivo que já estava destacado para intensificar a vigilância.

George Washington foi autuado por terrorismo por montar um artefato explosivo em um caminhão de combustível perto do aeroporto.

De acordo com a Inframérica, concessionária que administra o terminal de Brasília, o reforço terá apoio dos órgãos de segurança pública do Distrito Federal e da Polícia Federal. As vias próximas ao aeroporto também estarão com o efetivo ostensivo. A cerimônia de posse acontecerá uma semana após a tentativa de bomba na região.

Em depoimento à Polícia Civil do Distrito Federal, George Washington disse que a intenção dele e do grupo com quem estava era provocar uma intervenção militar e a decretação de um estado de sítio para “impedir a instauração do comunismo no Brasil”.

A Inframérica informou que a estimativa é de grande circulação de pessoas no terminal e que cerca de 150 mil pessoas devem passar pelo terminal aéreo no período entre 30 de dezembro e 2 de janeiro. A concessionária acrescentou, em nota, que, além do reforço na segurança, o aeroporto conta com 1.500 câmeras de monitoramento por todo o sítio aeroportuário.

O vice-presidente da Inframerica, Juan Djedjeian, afirmou que está agindo de forma coordenada com as autoridades de segurança públicas locais e federais no policiamento do aeroporto.

“Esse trabalho conjunto entre a concessionária e a força policial é essencial para manter a segurança das operações”, complementou Djedjeian.

A concessionária também garantiu que as equipes do aeroporto estarão prontas para atender passageiros e autoridades e esclareceu que são esperados 1.050 pousos e decolagens na capital federal no final de semana da posse. Além dos voos comerciais, o aeroporto também se prepara para receber aviões executivos. Já as aeronaves de chefes de Estado e representantes diplomáticos serão recepcionadas pela Base Aérea de Brasília, comandada pela Força Aérea Brasileira (FAB).

A empresa orienta ainda que passageiros com voos previstos nas datas próximas à posse cheguem ao aeroporto de Brasília com duas horas de antecedência e reforça a determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a obrigatoriedade do uso de máscara dentro das salas de embarque e nos aviões.