Delegacia dos Vulneráveis investiga casos de intolerância em Maceió
Atualmente a unidade policial investiga dois casos de intolerância religiosa ocorridos em Maceió.
Desde que foi inaugurada, em 24 de agosto do ano passado, a Delegacia Especial dos Crimes contra Vulneráveis Yalorixá Tia Marcelina registrou 156 casos de crimes contra idosos, deficientes e discriminações racial, sexual e de intolerância religiosa, de acordo com a delegada Rebecca Cordeiro.
Atualmente a unidade policial investiga dois casos de intolerância religiosa ocorridos em Maceió.
A informação é da delegada Rebecca Cordeiro, destacando que qualquer pessoa que seja vítima deste tipo de crime deve procurar a delegacia, que funciona no Complexo de Delegacias Especializadas (Code), no bairro de Mangabeiras, para registrar Boletim de Ocorrência (BO).
A partir desse registro, segundo a delegada, a Polícia Civil adotará todas as medidas no sentido de esclarecer os fatos e enviar o inquérito para a Justiça a quem cabe punir o acusado.
A vítima deve levar provas à delegacia, a exemplo de áudios e vídeos, como também nomes de testemunhas, recomenda a delegada.
O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa será comemorado neste sábado (21), sendo a data escolhida em homenagem à Yalorixá Mãe Gilda, que foi vítima desse tipo de intolerância no final de 1999 e em referência ao Dia Mundial da Religião.
O objetivo da data é promover respeito, tolerância e diálogo entre as diversas religiões.
Já a Delegacia Especial dos Crimes contra Vulneráveis Yalorixá Tia Marcelina atende grupos de vulneráveis e vítimas de intolerância e preconceito, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Tia Marcelina
A Yalorixá Tia Marcelina foi a mãe de santo que foi espancada após ter seu terreiro invadido por um grupo miliciano, em fevereiro de 1912, no episódio conhecido como Quebra do Xangô.
O episódio de violência se deu quando Integrantes da Liga dos Republicanos Combatentes invadiram e destruíram os terreiros de Maceió. A data ficou conhecida como Quebra de Xangô por causa da frase dita por Tia Marcelina após ter seu terreiro destruído. “Quebra tudo, só não quebra o saber”.
Últimas notícias
Durante entrega da duplicação da AL-110 Luciano Barbosa engrandece parceria com Paulo Dantas e Renan Filho
Renan Filho anuncia construção de dois viadutos para desafogar trânsito em Arapiraca
Durante agenda em Arapiraca, governador anuncia reforço histórico na Polícia Civil
Durante solenidade, Renan Filho anuncia início dos testes do VLT de Arapiraca
Renan Filho anuncia construção do Hospital da Mulher em Arapiraca
[Vídeo] EUA: brinquedo para e passageiros ficam presos a 80 m de altura
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
