Segurança

Número de Salas Lilás deve ser ampliado nas Cisps do Estado

A Sala Lilás tem o objetivo de atender as vítimas de violência, doméstica ou familiar

Por 7Segundos 07/02/2023 09h09
Número de Salas Lilás deve ser ampliado nas Cisps do Estado
Sala Lilás - Foto: Assessoria

As mulheres vítimas de violência ganharão um reforço no estado com a universalização das Salas Lilás nos Centros Integrados de Segurança Pública (Cisp). O governador Paulo Dantas (MDB) confirmou que o projeto já foi pedido à Delegacia Geral da Polícia Civil.

O tema foi colocado durante coletiva de imprensa, na manhã desta terça-feira (07), quando foram apresentados os números da Segurança Pública de 2022 e do mês de janeiro de 2023.

A Sala Lilás tem o objetivo de atender as vítimas de violência, doméstica ou familiar, de forma humanizada, ampliando o atendimento da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, garantindo a efetiva proteção da dignidade de cada cidadã. Como ação integrada, o município disponibilizará atendimento psicológico e jurídico para as mulheres assistidas.

Feminicídios

Dados da SSP mostram uma redução no número de feminicídios no Estado, seguindo de 35 (2020), 25 (2021) e 31 (2022). Quando comparados os números de janeiro, foram seis no ano passado contra três deste ano.

“Não é apenas um problema da segurança pública. Mantemos uma conversa diária com as secretarias da Saúde e Direitos Humanos. Com esse trabalho integrado de uma equipe multidisciplinar estamos tendo um aumento na rede de proteção”, disse o delegado-geral, Gustavo Xavier.