Cúpula da antiga CPI da Covid se movimenta para denunciar Bolsonaro ao MP
Com o ex-presidente sem foro privilegiado, parlamentares devem reapresentar denúncias
Senadores que ocuparam a cúpula da antiga CPI da Covid pretendem se reunir, na próxima semana, com a advocacia do Senado Federal com objetivo de reapresentar as denúncias contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – agora sem foro privilegiado – ao Ministério Público.
“Vamos nos reunir com a advocacia do Senado, possivelmente na próxima semana. A ideia é reapresentar as denúncias contra Bolsonaro, inclusive com fatos novos”, afirmou à CNN o senador Renan Calheiros (MDB), que foi relator da CPI.
A cúpula da Comissão Parlamentar de Inquérito foi formada pelos senadores Omar Aziz (PSD) e Randolfe Rodrigues (REDE), além de Calheiros. O movimento teve início em janeiro, mas foi ofuscado pelos atos antidemocráticos do dia 8.
O relatório final da comissão parlamentar de inquérito apontou nove crimes contra o ex-presidente da República, supostamente cometidos durante a pandemia de Covid-19: epidemia com resultado de morte, infração a medidas sanitárias preventivas, emprego irregular de verba pública, incitação ao crime, falsificação de documentos particulares, charlatanismo, prevaricação, crime contra a humanidade e crime de responsabilidade.
A avaliação dos parlamentares é que, sem foro, Bolsonaro pode ser investigado pelo Ministério Público. Enquanto presidente, Bolsonaro não chegou a ser investigado.
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta semana o arquivamento de dois pedidos de investigação contra o Bolsonaro, que foram formulados após o relatório final da CPI da Pandemia.
Foram arquivadas as petições da CPI que atribuíram a Bolsonaro os crimes de infração de medida sanitária preventiva e de epidemia. Em julho de 2022, a Procuradoria-Geral da República (PGR) tinha pedido que os processos fossem arquivados alegando que não havia evidências mínimas para instauração de processo criminal.
Procurado, Bolsonaro ainda não se manifestou.
Últimas notícias
Leonardo Dias é homenageado pelo CATO e reafirma parceria para fortalecer o tiro esportivo
Anac aprova venda do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão
Policial Militar suspeito de matar enfermeira se entrega às autoridades em Penedo
Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil
PM recupera motos roubadas e apreende arma de fogo em Arapiraca e Piranhas
PM-AL flagra tráfico de drogas e porte ilegal de arma em ações no Sertão e Agreste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
