Cúpula da antiga CPI da Covid se movimenta para denunciar Bolsonaro ao MP
Com o ex-presidente sem foro privilegiado, parlamentares devem reapresentar denúncias

Senadores que ocuparam a cúpula da antiga CPI da Covid pretendem se reunir, na próxima semana, com a advocacia do Senado Federal com objetivo de reapresentar as denúncias contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – agora sem foro privilegiado – ao Ministério Público.
“Vamos nos reunir com a advocacia do Senado, possivelmente na próxima semana. A ideia é reapresentar as denúncias contra Bolsonaro, inclusive com fatos novos”, afirmou à CNN o senador Renan Calheiros (MDB), que foi relator da CPI.
A cúpula da Comissão Parlamentar de Inquérito foi formada pelos senadores Omar Aziz (PSD) e Randolfe Rodrigues (REDE), além de Calheiros. O movimento teve início em janeiro, mas foi ofuscado pelos atos antidemocráticos do dia 8.
O relatório final da comissão parlamentar de inquérito apontou nove crimes contra o ex-presidente da República, supostamente cometidos durante a pandemia de Covid-19: epidemia com resultado de morte, infração a medidas sanitárias preventivas, emprego irregular de verba pública, incitação ao crime, falsificação de documentos particulares, charlatanismo, prevaricação, crime contra a humanidade e crime de responsabilidade.
A avaliação dos parlamentares é que, sem foro, Bolsonaro pode ser investigado pelo Ministério Público. Enquanto presidente, Bolsonaro não chegou a ser investigado.
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta semana o arquivamento de dois pedidos de investigação contra o Bolsonaro, que foram formulados após o relatório final da CPI da Pandemia.
Foram arquivadas as petições da CPI que atribuíram a Bolsonaro os crimes de infração de medida sanitária preventiva e de epidemia. Em julho de 2022, a Procuradoria-Geral da República (PGR) tinha pedido que os processos fossem arquivados alegando que não havia evidências mínimas para instauração de processo criminal.
Procurado, Bolsonaro ainda não se manifestou.
Últimas notícias

Concurso 2905 da Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 28 milhões

Laudo revela que esteticista sofreu traumas na cabeça e insuficiência respiratória

Mendonça critica "ativismo judicial" e defende respeito à Constituição

Arapiraca sedia Arena do Empoderamento Feminino nesta segunda (25)

Motorista embriagado é flagrado dirigindo na contramão em Messias

Moto roubada é encontrada menos de uma hora após crime em Messias
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
