SSP e AMA lançam programa Mulher Segura nos Municípios na próxima segunda-feira
Parceria prevê, inicialmente, realização de palestras para conscientização nas escolas sobre a violência doméstica e familiar

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-AL) e a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) estabeleceram parceria para reforçar o trabalho de combate aos crimes contra as mulheres. Na próxima segunda-feira (20), os dois órgãos lançam o Programa Mulher Segura nos Municípios, que tem como objetivo principal a execução de políticas de prevenção voltadas à redução dos índices de violência de gênero sofrida pelo público feminino.
O lançamento ocorre às 9h, no auditório da sede da AMA, localizada na Avenida Dom Antônio Brandão, 218, no bairro do Farol, em Maceió.
O Programa será coordenado pela Comissão Mulher Segura da SSP e, inicialmente, foca no cumprimento das exigências estabelecidas a partir das mudanças na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que incluiu conteúdo sobre prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica. Além disso, alteração na legislação federal também instituiu a Semana Escolar de Combate à Violência Contra a Mulher.
Durante a ação preventiva, será executado um calendário anual de palestras nas escolas municipais de Alagoas, voltadas para a equipe pedagógica das Secretarias Municipais de Educação, sobre prevenção e combate à violência contra a Mulher e também nas salas de aula para conscientizar discentes e docentes contra essa prática de violência doméstica.
De acordo com a coordenadora da Comissão Mulher Segura, tenente-coronel Camila Paiva, os educadores também serão capacitados para o desenvolvimento de atividades no âmbito escolar, com a finalidade de desconstruir a cultura de violência em desfavor do gênero feminino, que é historicamente arraigada no meio social.
“O que nós queremos é unir forças para combater esse mal que tanto assola nosso país e preparar multiplicadores de saber. Queremos envolver todos os órgãos da Segurança Pública, para que cada um contribua, dentro de suas searas, para o sucesso dessa ação preventiva. Um trabalho de pesquisa também vai subsidiar o desenvolvimento de outras políticas públicas e impulsionar a reflexão crítica sobre prevenção e combate à violência contra mulheres”, afirmou Camila.
Após o trabalho inicial, a meta é que a capacitação também seja destinada aos agentes das Guardas Municipais de cada cidade. Aos guardas, o foco estará no protocolo de atendimento humanizado às vítimas durante as ocorrências registradas.
Últimas notícias

Carlinhos Maia reage após decisão judicial: “Cansei, agora quem me difamar vai pra Justiça”

Dra Eudócia abre agenda na missão internacional brasileira que acompanha pesquisas para vacina contra o câncer

De cidade-dormitório a refúgio pós-Braskem: Satuba lidera o êxodo diário de trabalhadores no Brasil

Justiça condena deputado por divulgar notícia falsa sobre violência

Veículo pega fogo na Avenida Durval de Góes Monteiro em Maceió

Rafael Brito impulsiona preparação de alunos da rede pública com aulões do Enem
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
