Vacina contra o HPV: conheça o imunizante que previne o câncer de colo do útero e outras doenças
A vacinação é a melhor forma de prevenção contra a doença e está disponível no SUS de Maceió

Incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2014, a vacina que protege contra o Papilomavírus Humano (HPV) é uma estratégia de prevenção e redução de doenças ocasionadas pelo vírus, como cânceres do colo do útero, vulva, vagina, região anal, pênis, boca e garganta, além de diminuir a ocorrência de verrugas genitais.
De acordo com o Ministério da Saúde, o vírus HPV é a principal causa do câncer do colo de útero, o terceiro tipo mais frequente entre as mulheres, atrás apenas do câncer de mama e de cólon e reto. Por isso, a incorporação da vacina no calendário nacional tem o objetivo de prevenir o câncer do colo do útero.
A enfermeira da Gerência de Imunização de Maceió, Jéssica Soares, reforça que a imunização contra a doença é o principal meio de prevenção e está disponível para meninos e meninas de 9 a 14 anos de idade.
“A vacina é a principal prevenção. Ela tem o objetivo de evitar infecções pré-cancerosas do colo do útero, vulva, vagina e verrugas genitais em mulheres e homens pelos tipos de HPV 6, 11, 16 e 18. A faixa etária para essa imunização contempla tanto meninas como meninos de 9 a 14 anos. É importante que os pais levem as crianças e os adolescentes até uma Unidade de Saúde mais próxima para realizar a vacinação contra o HPV”, afirma.
Soares ainda ressalta a importância de completar o esquema vacinal contra o HPV, já que a vacinação acontece com duas doses, com intervalo de 6 meses. “É válido reforçar também a importância de completar o esquema retornando para a 2ª dose. Porém, muitos adolescentes não retornam e, desta forma, a vacina não terá a eficácia esperada”, orienta a enfermeira.
A vacinação contra o HPV também é estendida para pessoas vivendo com HIV, transplantados e pacientes oncológicos, na faixa etária de 9 a 45 anos. Esses pacientes devem receber 3 doses do imunizante e apresentar declaração médica no momento da vacinação. A vacina é contraindicada durante a gestação.
Outras formas de prevenção
A principal forma de prevenir o câncer de colo do útero é através da vacinação. Entretanto, a imunização não substitui a realização do exame preventivo. A colpocitologia oncótica, mais conhecida como citologia, é fundamental para detectar a presença de lesões pré-cancerosas antes que elas se tornem um câncer. Além disso, é necessário o uso do preservativo nas relações sexuais para prevenir as Infecções Sexualmente Transmissíveis.
Onde se vacinar?
A vacina contra o HPV está disponível em todas as Unidades de Saúde de Maceió. A população também pode ter acesso à vacina nas tendas do Saúde da Gente Mulher, Infantil e nas Grotas, e também por meio das equipes de saúde do Brota na Grota.
Últimas notícias

Gasolina recua no início de agosto após nova proporção de etanol (E30) entrar em vigor

Fotógrafo da Globo é preso por tentativa de assassinato em frente à emissora

FPI do São Francisco visita Pau Ferro, a mais nova comunidade quilombola certificada em Alagoas

Veículo é destruído por incêndio no bairro Mangabeiras, em Maceió

Homem é preso em Joaquim Gomes com motocicleta roubada e reage à abordagem da polícia

Homem é preso após invadir casa da ex-companheira e ameaçá-la com faca em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
