All Inside: conheça técnica sem cortes que trata lesões ligamentares
Grupo de pé da Santa Casa de Maceió realizou o primeiro procedimento de Alagoas
No final de fevereiro, o jogador Neymar sofreu uma lesão ligamentar após ser marcado e acabar torcendo o tornozelo direito devido à falta feita por trás pelo adversário no Campeonato Francês. O atleta brasileiro foi operado em Doha, no Qatar, com a presença do médico da Seleção Brasileira, Rodrigo Lasmar. Essa não é a primeira lesão grave que o camisa 10 da Seleção Brasileira sofre ao longo da carreira.
De acordo com o coordenador do serviço de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de Maceió, o cirurgião de pé, Antônio Alício, de forma geral, durante muito tempo, as lesões de atletas (ligamentares), ou as lesões de ligamento associadas por fratura de tornozelo, eram tratadas por via aberta, de forma convencional, onde era feita uma incisão na pele para colocação de pinos e sutura com fios. A recuperação dos pacientes era mais lenta.
Atualmente, são os procedimentos minimamente invasivos, menos agressivos, que têm ganhado espaço, como os realizados através de técnicas por vídeo (artroscópicas).
“Na chamada de All Inside (tudo dentro), técnica que é uma das mais modernas e traz grandes benefícios para o paciente, o médico não faz incisões cirúrgicas, apenas a abertura de portais (com menos de 1 cm) para a entrada artroscópia (equipamento com câmeras). Apesar disso, durante a cirurgia, colocamos pinos e realizamos suturas, sem cortes grandes”, explicou o especialista.
Em fevereiro, o procedimento All Inside foi executado pela primeira vez em Alagoas por integrantes do Grupo de Pé do Serviço de Ortopedia do hospital. “A cirurgia só foi possível no Estado porque dispomos de um grupo de especialistas muito bem capacitados. Além de mim, os cirurgiões Nikolas Almeida e André Moreira, que participaram do procedimento, também são membros da Sociedade Brasileira da Cirurgia do Pé e possuem formação especializada”, destacou o cirurgião Antônio Alício, que, além de ter R4 em cirurgia do pé, fez um Fellow (etapa onde o profissional segue um médico mais experiente) na área de trauma no Canadá.
TÉCNICA – Através de pequenos orifícios são introduzidas câmeras. Seguindo a marcação a laser, é feita a colocação de um pino dentro do osso que já leva os fios de alta resistência que darão nova sustentação ao tornozelo. “Em dado momento, pesco esse pino, coloco uma agulha através da pele e dou um nó do lado de fora e levo o nó para dentro. Tudo isso sem cortar a pele”, destacou Antônio Alício.
Sem as incisões convencionais, o paciente tem como benefícios a melhora do inchaço (edema), diminuição da dor no pós-operatório, e encurtamento, em relação às cirurgias convencionais, do tempo de recuperação do paciente e retorno às atividades diárias de vida. A cirurgia leva, em média, uma hora e meia.
Últimas notícias
Kim Kardashian diz que homem não pisou na Lua: 'Acho que é mentira'
Criminosos recebem dinheiro pela série 'Tremembé'?
Vaquejada em Maragogi promete recorde de público na Costa dos Corais
Festividades de 101 anos movimentam economia local e lotam hotéis de Arapiraca
Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 7 milhões
Maceió retoma a vacinação contra a Influenza para todos os grupos prioritários
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
