Política

“Lira está cada vez mais espaçoso em sua relação com o governo”, disse Renan Calheiros

Senado e Câmara disputam sobre a tramitação de medidas provisórias

Por 7 segundos 28/03/2023 09h09
“Lira está cada vez mais espaçoso em sua relação com o governo”, disse Renan Calheiros
Renan Calheiros (MDB) e Arthur Lira (PP) brigam pelo protagonismo em Brasília - Foto: Reprodução

O senador Renan Calheiros (MDB) criticou a forma como Arthur Lira (PP) se relaciona com o governo federal em meio à crise entre Câmara e Senado sobre a tramitação de medidas provisórias.

“Apreciar medidas provisórias alternadamente é uma competência constitucional. Não basta fazer um acordo. Lira está cada vez mais espaçoso na sua relação com o governo. Ele está vivendo uma abstinência. Estava totalmente dependente do orçamento secreto e agora terá que conseguir recursos em condição de igualdade com todos os parlamentares”, disse o senador.

Calheiros acredita que o PT se precipitou ao apoiar a reeleição de Lira à presidência da Câmara. Para o senador, o deputado federal tem dificultado o trabalho do governo e tenta enfraquecê-lo para ganhar ainda mais influência.

“Na medida em que o PT antecipou apoio ao Lira, no mínimo o partido se apressou muito. Lira impõe dificuldades para que o governo monte uma base de sustentação. É uma maneira de enfraquecer o governo para que ele tenha mais poder e achacar-lo cada vez mais. Não se muda a Constituição com a Câmara usurpando uma competência fundamental do Senado”, concluiu Calheiros.