Governo deve suspender portaria sobre prazos de implementação do novo ensino médio
Medida interrompe prazos, mas não revoga totalmente a reforma aprovada em 2017

O Ministério da Educação deve suspender ainda nesta semana a portaria que estabelecia um calendário de implementação do novo ensino médio. O texto também deve sustar as mudanças no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) previstas para 2024.
Segundo a CNN Brasil, a decisão do governo, no entanto, não deve refletir em alterações do novo modelo que já está sendo aplicado dentro das salas de aula.
Na prática, o documento que será assinado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, interrompe alguns prazos. No caso do Enem, a suspensão ocorrerá enquanto estiver aberta uma consulta pública sobre o assunto.
A medida, iniciada em março, tem 90 dias de duração, com possibilidade de prorrogação. Após o período, o MEC ainda contará com 30 dias para elaborar um relatório.
A reforma do ensino médio foi aprovada durante o governo do ex-presidente Michel Temer, em 2017, e passou a ser oficialmente implementada no país no início de 2022, com meses de atraso por conta da pandemia.
O novo modelo prevê aumento gradual do tempo do estudante na escola e mudanças curriculares. Entre elas, a separação entre disciplinas obrigatórias e “flexíveis”. As alterações têm sido alvo de críticas de especialistas, de movimentos estudantis e da ala política do governo.
Ainda de acordo com a CNN Brasil, a suspensão da portaria é vista como um aceno político, mas não é consenso nem mesmo dentro do Ministério da Educação.
Camilo Santana já havia sinalizado no início de março que a revogação completa não estava na lista de prioridades da pasta. Internamente, a secretária-executiva da pasta, Izolda Cela, compartilha do mesmo posicionamento.
O tema dividiu ainda integrantes do grupo temático da educação durante a transição governamental. Ao final dos trabalhos, o grupo acabou apontando a necessidade de revisão das mudanças, mas não de suspensão total.
Do mesmo lado ainda está grande parte dos estados. Publicamente, o Conselho Nacional dos Secretários de Educação defendeu o novo ensino médio sob o argumento de que os governadores já investiram muito tempo e recursos para planejarem as mudanças.
Últimas notícias

Artistas do Interior de Alagoas Gravam Clipe na Praia do Gunga

Torcedores do CRB agridem homem com camisa do CSA no Farol

Maior Arraiá Comunitário do Brasil começa neste sábado em Arapiraca

Vídeo de torcedores do CRB agredindo homem viraliza e gari acusado se defende

Retidos em Israel, prefeitos aguardam ação do governo para retornar ao Brasil

Ouviu um alerta no celular? Fique tranquilo, era só um teste da Defesa Civil
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
