Projetos inovadores que fazem parte do cotidiano escolar são destaques nas escolas municipais
Iniciativas como o Recriar o Paraíso Agora, Projeto de Vidas Que Inspiram e do Projeto de Leitura integram ações que são desenvolvidas por professores e alunos

Mostrando que a educação da rede pública de ensino de Maceió tem despertado, cada vez mais, o pensamento criativo dos seus alunos e professores, as escolas vêm trabalhando em sala de aula projetos que fazem a diferença na comunidade. As iniciativas vão desde a Educação Infantil ao Ensino de Jovens, Adultos e Idosos e demonstram as práticas que estão sendo usadas para somar no aprendizado dos estudantes das modalidades de ensino.
Um dos projetos desenvolvidos é o Recriar o Paraíso Agora, da Professora Djenane Costa D'Oliveira, do 4° ano, da Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Bezerra Nunes, que fica na Mangabeiras. A iniciativa trabalha a sustentabilidade através das disciplinas como arte, matemática e português, focando em reduzir, reciclar e reutilizar o lixo.
Os alunos começaram a participar das atividades com desenvoltura e empenho, produzindo peças que podem ser utilizadas, e começaram a engajar toda a comunidade, como conta a professora.
“Eles começaram a produzir peças lindas e a transformar o lixo em luxo, utilizando materiais que seriam descartados, na intenção de melhorar o mundo. Hoje, os resíduos plásticos que não teriam mais valor são transformados pelos nossos alunos em arte”, explicou.
A aluna Eduarda Rocha, 11 anos, participa das atividades. Ela contou que é muito importante fazer parte do projeto. “É muito divertido participar das atividades e a nossa turma começou a entender a importância de não descartar tanto lixo. Começamos a transformar ele em sala de aula em coisas lindas", revelou.
Outra iniciativa de destaque foi o Projeto de Vidas Que Inspiram, desenvolvido na Escola Municipal Silvestre Péricles, localizada no Pontal da Barra. A iniciativa foi implementada pelo professor Dilson Costa e pelo aluno da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Moisés de Oliveira.
O estudante tinha uma peixaria no bairro em que a escola está localizada e começou a participar do projeto de vida proposto pela instituição, que tem o objetivo de estimular os alunos a desenvolverem um pensamento empreendedor de projeção do seu presente, enquanto criam uma rede de apoio com os colegas de turma.
A partir das atividades propostas e do suporte que teve em sala de aula, Moisés conseguiu alavancar o seu negócio e passou a atrair mais clientes, mudando sua realidade aos poucos, como relatou o estudante.
“Participar do projeto de vida foi a chave de virada do meu negócio. Quando comecei a estudar na escola eu já tinha a peixaria, mas foi a partir das atividades que eu comecei a pensar formas de levantar o meu negócio e refletir aonde eu queria chegar”, ressaltou.
Na Escola Major Bonifácio da Silva, na Gruta, a iniciativa que tem feito a diferença é o projeto de Leitura, que promove o gosto pela literatura através do incentivo à leitura de forma lúdica. As crianças levam os livros para casa e, após o contato com a história junto à família, retornam à sala de aula para realizar uma leitura com a turma.
O projeto foi pensado inicialmente a partir da observação da professora Edileusa Laurindo, que notou que os alunos não demonstravam muito interesse quando tinham contato com os textos. A partir da mudança na dinâmica de leitura, eles começaram a demonstrar mais prazer e vontade de conhecer novos livros.
“A partir do contato com os textos, eles começaram a ler fluentemente e conheceram vários poemas e novas histórias. A gente pôde observar que as crianças começaram a entender mais o que estavam lendo, conhecendo novas palavras e descobrindo seus significados”, explicou a professora.
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica

Campanha de vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira (7) em Alagoas
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
