Projetos inovadores que fazem parte do cotidiano escolar são destaques nas escolas municipais
Iniciativas como o Recriar o Paraíso Agora, Projeto de Vidas Que Inspiram e do Projeto de Leitura integram ações que são desenvolvidas por professores e alunos
Mostrando que a educação da rede pública de ensino de Maceió tem despertado, cada vez mais, o pensamento criativo dos seus alunos e professores, as escolas vêm trabalhando em sala de aula projetos que fazem a diferença na comunidade. As iniciativas vão desde a Educação Infantil ao Ensino de Jovens, Adultos e Idosos e demonstram as práticas que estão sendo usadas para somar no aprendizado dos estudantes das modalidades de ensino.
Um dos projetos desenvolvidos é o Recriar o Paraíso Agora, da Professora Djenane Costa D'Oliveira, do 4° ano, da Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Bezerra Nunes, que fica na Mangabeiras. A iniciativa trabalha a sustentabilidade através das disciplinas como arte, matemática e português, focando em reduzir, reciclar e reutilizar o lixo.
Os alunos começaram a participar das atividades com desenvoltura e empenho, produzindo peças que podem ser utilizadas, e começaram a engajar toda a comunidade, como conta a professora.
“Eles começaram a produzir peças lindas e a transformar o lixo em luxo, utilizando materiais que seriam descartados, na intenção de melhorar o mundo. Hoje, os resíduos plásticos que não teriam mais valor são transformados pelos nossos alunos em arte”, explicou.
A aluna Eduarda Rocha, 11 anos, participa das atividades. Ela contou que é muito importante fazer parte do projeto. “É muito divertido participar das atividades e a nossa turma começou a entender a importância de não descartar tanto lixo. Começamos a transformar ele em sala de aula em coisas lindas", revelou.
Outra iniciativa de destaque foi o Projeto de Vidas Que Inspiram, desenvolvido na Escola Municipal Silvestre Péricles, localizada no Pontal da Barra. A iniciativa foi implementada pelo professor Dilson Costa e pelo aluno da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Moisés de Oliveira.
O estudante tinha uma peixaria no bairro em que a escola está localizada e começou a participar do projeto de vida proposto pela instituição, que tem o objetivo de estimular os alunos a desenvolverem um pensamento empreendedor de projeção do seu presente, enquanto criam uma rede de apoio com os colegas de turma.
A partir das atividades propostas e do suporte que teve em sala de aula, Moisés conseguiu alavancar o seu negócio e passou a atrair mais clientes, mudando sua realidade aos poucos, como relatou o estudante.
“Participar do projeto de vida foi a chave de virada do meu negócio. Quando comecei a estudar na escola eu já tinha a peixaria, mas foi a partir das atividades que eu comecei a pensar formas de levantar o meu negócio e refletir aonde eu queria chegar”, ressaltou.
Na Escola Major Bonifácio da Silva, na Gruta, a iniciativa que tem feito a diferença é o projeto de Leitura, que promove o gosto pela literatura através do incentivo à leitura de forma lúdica. As crianças levam os livros para casa e, após o contato com a história junto à família, retornam à sala de aula para realizar uma leitura com a turma.
O projeto foi pensado inicialmente a partir da observação da professora Edileusa Laurindo, que notou que os alunos não demonstravam muito interesse quando tinham contato com os textos. A partir da mudança na dinâmica de leitura, eles começaram a demonstrar mais prazer e vontade de conhecer novos livros.
“A partir do contato com os textos, eles começaram a ler fluentemente e conheceram vários poemas e novas histórias. A gente pôde observar que as crianças começaram a entender mais o que estavam lendo, conhecendo novas palavras e descobrindo seus significados”, explicou a professora.