Saiba como se prevenir, diagnosticar e tratar a doença de Chagas
Dia mundial da doença é lembrado nesta sexta-feira (14) e busca ampliar a conscientização da população
Instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2020, o Dia Mundial da Doença de Chagas é celebrado no dia 14 de abril com o objetivo de esclarecer a população sobre essa doença. Para ampliar essa conscientização, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) orienta sobre como se prevenir, diagnosticar e tratar a patologia transmitida pelo inseto conhecido popularmente como “barbeiro”, que ao picar uma pessoa, deposita suas fezes no ferimento, que contêm o protozoário denominado Trypanosoma cruzi.
A doença, que causa insuficiência cardíaca e problemas digestivos como megacólon e megaesôfago, também pode ser transmitida de outras formas. Além da mucosa dos olhos, nariz e boca ou através de feridas ou cortes recentes existentes na pele, as fezes do barbeiro podem penetrar, atingir a corrente sanguínea e desencadear o problema.
Segundo o responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Doença de Chagas, Renan Souza, o "barbeiro" é comumente encontrado em casas de taipa, pau-a-pique e madeira. “O inseto pode se esconder em frestas na parede, por isso é importante que o ambiente seja sempre limpo e sem entulho, e que as paredes sejam rebocadas, especialmente a parte interna da casa”, destaca.
Renan Souza esclarece ainda ser importante que o inseto seja capturado e levado para os postos de saúde para que sejam realizados testes acerca da contaminação. “É sempre importante saber se o ‘barbeiro’ estava infectado e se era realmente transmissor da doença de Chagas”, ressalta. Ele lembra que o último caso da patologia registrado em Alagoas ocorreu em 2020.
Em 54 dos 102 municípios alagoanos há o registro da presença do agente transmissor da doença de Chagas. “As cidades localizadas no Agreste, Zona da Mata e Sertão possuem registros do inseto. As demais localidades também sofrem monitoramento constante, caso seja registrado a aparição do inseto”, explica Renan Souza.
Sintomas e Tratamento
O responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Doença de Chagas salienta que os principais sintomas da patologia na fase aguda são a ocorrência de febre, mal-estar, falta de apetite, inchaços das pálpebras ou em outras partes do corpo, aumento do baço e do fígado e distúrbios cardíacos. Mas frequentemente eles são confundidos com outros problemas, quando não há o diagnóstico. Já na fase crônica, os pacientes têm o comprometimento do coração e do aparelho digestivo.
Em Alagoas os dois centros de referências para o tratamento da doença de Chagas são o Hospital Universitário (HU) e o PAM (Posto de Atendimento Médico) Salgadinho, ambos na capital. Todos os medicamentos e tratamentos são assegurados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e enviados pelo Ministério da Saúde (MS).
Últimas notícias
Homem acusado de incendiar residência em Craíbas é preso pela Polícia Civil
Empresária denuncia desaparecimento de mercadorias após voo de São Paulo para Maceió
Polícia Civil conclui investigação sobre morte de criança de dois anos em Dois Riachos
'Se Trump conhece Brasil pela família Bolsonaro, ele desconhece', diz Lula
Aeroporto de Penedo está pronto e aguarda autorização para primeiros voos, diz governador
Homem é preso suspeito de espancar avô de 79 anos para comprar drogas em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
