Mais de 40 pássaros foram apreendidos na casa de Torres; defesa vê com “estranheza” dia da operação
Ação do Ibama ocorre um dia após a PGR se manifestar a favor da soltura do ex-ministro, que está preso há três meses
Mais de 40 pássaros silvestres foram apreendidos na operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), com apoio do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres. A ação foi na tarde desta terça-feira (18), no Jardim Botânico, em Brasília.
As aves foram levadas em caminhões do Ibram para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde permanecerão até nova definição do processo. A informação é do presidente do órgão, Rôney Nemer, à CNN. Segundo ele, o Ibram deu apoio logístico na ação.
Essa é a segunda operação do Ibama na casa de Torres este ano. Em fevereiro, os agentes encontraram o criadouro de aves e constataram irregularidades, mas os pássaros não foram apreendidos. Uma multa de R$ 54 mil foi imposta, porém ainda não foi paga, segundo informou o Ibram à CNN.
De acordo com a defesa do ex-ministro, o recurso ainda está no prazo. A defesa disse também estranhar o dia e modo da ação.
“Todas as exigências e supostas irregularidades no criatório de aves do Dr. Anderson Torres, levantadas na última vistoria, estavam sendo solucionadas administrativamente”, disse, em nota, à reportagem. “Causou estranheza o dia e modo como se deu a desnecessária apreensão. As medidas cabíveis serão tomadas”.
A defesa cita o dia em referência à manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR), que, nesta segunda-feira (17), se manifestou favorável à soltura de Anderson Torres da cadeia.
O ex-ministro e ex-secretário de Segurança do DF está preso desde 14 de janeiro, por suspeita de omissão nos atos de vandalismo de 8 de janeiro. É a primeira vez que a PGR se declara a favor da liberação, o que causou otimismo na defesa e no ex-ministro.
Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), não tem prazo para determinar uma possível soltura de Anderson Torres ou decidir pela manutenção da prisão preventiva.
Últimas notícias
Inmet emite alerta para o RS de ventos de até 100 km/h e tempestade
Moraes pede aos Estados Unidos extradição de Ramagem
Sessão solene homenageia legado do juiz John Silas com entrega de comenda à família
Hemoal promove coleta externa de sangue em União dos Palmares nesta terça-feira (16)
Carta do SBT tenta conter crise após críticas ao SBT News; Zezé Di Camargo pede que especial não vá ao ar
Piloto alagoano baleado em operação policial no Rio recebe alta após nove meses
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
