Política

Arthur Lira segue como protagonista da política nacional com 4 comissões de inquérito

Presidente da Câmara determinou a criação de três CPIs na quarta-feira (26)

27/04/2023 09h09 - Atualizado em 27/04/2023 11h11
Arthur Lira segue como protagonista da política nacional com 4 comissões de inquérito
Presidente da Câmara, Arthur Lira - Foto: REUTERS/Adriano Machado

Da redação 7 Segundos

Além de estar no centro das discussões da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, encabeçou criação de outras três CPIs. Na quarta-feira (26), o parlamentar alagoano determinou a instituição das comissões na Casa para investigar a fraude nas Americanas, a manipulação de resultados de jogos de futebol e as invasões protagonizadas por integrantes do Movimento Sem Terra (MST).

As três CPIS das Americanas e do MST contarão com a participação de 27 integrantes titulares e o mesmo número de suplentes, enquanto a outra comissão terá apenas 34 componentes. Todos os membros serão designados pelos líderes dos partidos, segundo informações da Câmara. Ainda de acordo com a Câmara dos Deputados, após a indicação dos integrantes, Arthur Lira determinará a instalação dos colegiados. As comissões parlamentares de inquérito têm poderes de investigação semelhantes às autoridades judiciais. Pode convocar autoridades, requisitar documentos e quebrar sigilos pelo voto da maioria dos integrantes.

CPI MISTA 8/1
Também na quarta-feira (26), o presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco, criou a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar os atos de ação e omissão do dia 8 de janeiro. A criação se deu com a leitura, no Plenário do Congresso, do requerimento apresentado pelo deputado André Fernandes (PL-CE), que obteve número regimental de assinaturas (1/3 dos membros de cada Casa). Os próximos passos são a publicação do ato de criação e a indicação dos integrantes pelos líderes partidários, conforme Agência Câmara.