Haddad diz que governo avalia elevar a projeção do crescimento do PIB em 2023
Ministro da Fazenda descartou o risco de o desempenho melhor da economia impor pressão sobre a política de juros do Banco Central

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta sexta-feira (28) que sua equipe avalia aumentar a projeção oficial de crescimento do PIB em 2023, após dados recentes que mostraram resiliência do mercado de trabalho e alta da atividade maior do que a estimada, mas ele descartou o risco de o desempenho melhor da economia impor pressão sobre a política de juros do Banco Central.
“O crescimento vai vir sem pressão inflacionária”, disse Haddad a jornalistas na portaria do ministério em São Paulo, destacando que a atual capacidade ociosa da economia dá espaço para o aumento da produção sem alta de preços.
O ministro voltou a defender a importância da queda dos juros, ressaltando que ela poderá vir “a qualquer momento”.
A Fazenda projetou, em março, que o PIB cresceria 1,61% este ano. Haddad ponderou que boa parte dos economistas de mercado estão revendo suas estimativas para cima, com alguns bancos já apostando em alta próxima a 2% em 2023. “Nós mesmos, da Fazenda, estamos pensando em reestimar para mais a expectativa de crescimento para o ano de 2023.”
Indicador de atividade econômica do BC para fevereiro, divulgado nesta sexta, surpreendeu positivamente ao registrar uma alta de 3,32%, maior taxa de expansão em pouco mais de dois anos e meio.
Também nesta sexta, o IBGE mostrou que a taxa de desemprego do primeiro trimestre ficou em 8,8%, abaixo do projetado por economistas para o período (9%) e bem inferior ao registrado há um ano (11,1%). Dados do emprego formal na quinta-feira revelaram a criação de 195,2 mil postos de trabalho no mês passado, quase o dobro do esperado.
Haddad afirmou que os bons resultados dependem de um trabalho “que tem que ser continuado”, destacando medidas para o estímulo do crédito, do mercado de capitais, do salário mínimo, do reajuste da tabela do imposto de renda. “Tudo isso somando que vai fazer a economia girar satisfatoriamente.”
“Abrimos um espaço aí para a redução da taxa de juros, que pode acontecer a qualquer momento”, disse Haddad, defendendo que pelo menos a “sinalização do ciclo (monetário)” tem que vir ainda este ano.
Questionado sobre o anúncio feito pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, sobre a política de valorização do salário mínimo, que levará em conta a valorização da inflação e o PIB de dois anos antes, Haddad disse que essa foi a fórmula que deu certo nos governos petistas anteriores.
“Foi a fórmula que ampliou o consumo de massa, que preservou o trabalhador mais humilde, que deu condições para o aposentado comprar o seu medicamento.”
Últimas notícias

Homem é preso suspeito de tráfico de entorpecentes no Conjunto Frei Damião, em Arapiraca

Acidente na rodovia AL-101 Norte deixa vítimas presas às ferragens, em Maragogi
![[Video] Prefeito Luciano Barbosa assina Ordem de Serviço para construção do novo CRAS do bairro Planalto](https://img.7segundos.com.br/rdNjPUEjyUms1BgMbcSu3CNdeZY=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/planalto.jpeg)
[Video] Prefeito Luciano Barbosa assina Ordem de Serviço para construção do novo CRAS do bairro Planalto

Casal envolvido em furto de ateliê tem prisão mantida após audiência de custódia

Cabo Bebeto denuncia falta de água em bairro de Arapiraca e cobra providências

Comunidade se mobiliza por cirurgia do Pastor Lenilson Souza: Vakinha busca arrecadar R$ 45 mil
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
