Geral

Projeto Escolha a Calma promove Cultura de Paz em escola municipal

Fundamentado em valores e princípios humanos, os alunos da Escola Municipal Dom Antônio Brandão aprendem a lidar com suas emoções e promover a não violência

Por Assessoria 13/05/2023 09h09
Projeto Escolha a Calma promove Cultura de Paz em escola municipal
Projeto Escolha a Calma - Foto: Ascom

Com o intuito de promover a cultura de paz no espaço escolar e auxiliar os alunos da rede pública municipal de ensino a lidar com suas emoções, o projeto Escolha a Calma surgiu através de uma campanha, que atua desde o ano de 2010 na unidade de ensino Dom Antônio Brandão, localizada no bairro Tabuleiro do Martins. A iniciativa fortalece a cultura da não violência na unidade educacional.

Em 2015, o projeto adquiriu uma nova roupagem com o lançamento da Campanha Escolha a Calma, que atua na efetivação de várias atividades em sala de aula e na comunidade escolar. As ações são realizadas em conjunto entre o serviço social e os professores.

De acordo com a assistente social, Auxiliadora Leão, a ação que está sendo desenvolvida na escola é de utilidade pública e busca desenvolver os valores da campanha, favorecendo um clima de harmonia no ambiente escolar.

“A campanha tem como fundamento 12 valores (confiança, flexibilidade, respeito, humor, cooperação, paciência, perdão, tolerância, compaixão, humildade, gentileza e amor), que podem ser trabalhados em todo o contexto escolar. A importância desta atividade na escola é a oportunidade de se criar uma atmosfera de paz e não violência, na qual qualquer membro da comunidade escolar pode participar”, explicou Auxiliadora.

A assistente social ainda ressaltou que o projeto atende às turmas, conforme suas necessidades. Muitas vezes as demandas podem ser solicitadas pelo professor ou diretor da unidade de ensino. “Todos os estudantes podem ser atendidos, porém não necessariamente no mesmo período. A escolha da turma e da data pode ser de forma aleatória ou aquela que está apresentando alguma situação em que determinado valor pode ser trabalhado, oportunizando uma reflexão e mudança de atitude”, pontuou.

Para promover a cultura de paz na escola, a assistente social contou que utiliza diversas formas para fortalecer os encontros com os estudantes. As atividades do projeto podem acontecer dentro ou fora da sala de aula, o que amplia as possibilidades de interação com os alunos.

“Durante os encontros, os professores e auxiliares também podem participar. As formas de interação ocorrem através de vídeos, slides, músicas, rodas de conversa, leitura de texto, uso de cartas de baralhos (vivendo valores na educação), momentos de respiração e relaxamento”, frisou Auxiliadora.

Para a profissional, o trabalho na escola constrói um lugar de acolhimento e estímulo aos valores humanos. Além disso, o projeto ajuda as crianças a interagir, a pensar sobre suas emoções e a desenvolver a capacidade de conviver em harmonia. “Acredito que através destas atividades, estamos tendo a oportunidade de buscar uma unidade social e planetária através da convivência saudável. Se importar com todas as pessoas que habitam a escola é o caminho para ressignificar o ambiente escolar”, concluiu.