Projeto Escolha a Calma promove Cultura de Paz em escola municipal
Fundamentado em valores e princípios humanos, os alunos da Escola Municipal Dom Antônio Brandão aprendem a lidar com suas emoções e promover a não violência
Com o intuito de promover a cultura de paz no espaço escolar e auxiliar os alunos da rede pública municipal de ensino a lidar com suas emoções, o projeto Escolha a Calma surgiu através de uma campanha, que atua desde o ano de 2010 na unidade de ensino Dom Antônio Brandão, localizada no bairro Tabuleiro do Martins. A iniciativa fortalece a cultura da não violência na unidade educacional.
Em 2015, o projeto adquiriu uma nova roupagem com o lançamento da Campanha Escolha a Calma, que atua na efetivação de várias atividades em sala de aula e na comunidade escolar. As ações são realizadas em conjunto entre o serviço social e os professores.
De acordo com a assistente social, Auxiliadora Leão, a ação que está sendo desenvolvida na escola é de utilidade pública e busca desenvolver os valores da campanha, favorecendo um clima de harmonia no ambiente escolar.
“A campanha tem como fundamento 12 valores (confiança, flexibilidade, respeito, humor, cooperação, paciência, perdão, tolerância, compaixão, humildade, gentileza e amor), que podem ser trabalhados em todo o contexto escolar. A importância desta atividade na escola é a oportunidade de se criar uma atmosfera de paz e não violência, na qual qualquer membro da comunidade escolar pode participar”, explicou Auxiliadora.
A assistente social ainda ressaltou que o projeto atende às turmas, conforme suas necessidades. Muitas vezes as demandas podem ser solicitadas pelo professor ou diretor da unidade de ensino. “Todos os estudantes podem ser atendidos, porém não necessariamente no mesmo período. A escolha da turma e da data pode ser de forma aleatória ou aquela que está apresentando alguma situação em que determinado valor pode ser trabalhado, oportunizando uma reflexão e mudança de atitude”, pontuou.
Para promover a cultura de paz na escola, a assistente social contou que utiliza diversas formas para fortalecer os encontros com os estudantes. As atividades do projeto podem acontecer dentro ou fora da sala de aula, o que amplia as possibilidades de interação com os alunos.
“Durante os encontros, os professores e auxiliares também podem participar. As formas de interação ocorrem através de vídeos, slides, músicas, rodas de conversa, leitura de texto, uso de cartas de baralhos (vivendo valores na educação), momentos de respiração e relaxamento”, frisou Auxiliadora.
Para a profissional, o trabalho na escola constrói um lugar de acolhimento e estímulo aos valores humanos. Além disso, o projeto ajuda as crianças a interagir, a pensar sobre suas emoções e a desenvolver a capacidade de conviver em harmonia. “Acredito que através destas atividades, estamos tendo a oportunidade de buscar uma unidade social e planetária através da convivência saudável. Se importar com todas as pessoas que habitam a escola é o caminho para ressignificar o ambiente escolar”, concluiu.
Últimas notícias
Oito em cada dez pacientes chegam com desnutrição ao Hospital do Idoso de AL
Justiça autoriza volta do funcionamento de três bets no Brasil
AL ultrapassa marca de 43 mil empresas constituídas no ano e bate novo recorde
Carro atinge viatura da Polícia Civil e caminhão estacionado em Arapiraca
Vazamento de gás de cozinha mobiliza Corpo de Bombeiros no Jacintinho
Ronda no Bairro intensifica policiamento em praças com a Operação Praça Segura
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
