Alagoas deve receber 77 milhões através da lei Paulo Gustavo
“Serão cerca de 45 milhões para o Estado e quase 32 milhões para os municípios

Em um grande ato na Concha Acústica, em Salvador, capital da Bahia, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a ministra da Cultura, Margareth Menezes, lançaram oficialmente a regulamentação da lei Paulo Gustavo, criada como principal motivação à crise econômica vivida pelo setor cultural como consequência do contexto de pandemia.
A lei prevê o repasse de R$ 3.862 bilhões no setor cultural brasileiro até o final de 2023, recursos de fontes principais dos superávits do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e de outras fontes de receita vinculadas ao Fundo Nacional de Cultura (FNC).
“A lei foi fruto do apelo da sociedade civil e da sensibilidade do Congresso Nacional, que ouviu os pedidos de socorro do setor cultural brasileiro em um de seus piores momentos", disse a ministra da Cultura.
Durante a solenidade, o presidente Lula reafirmou o compromisso com novos tempos para o Brasil. "Esse país vai mudar, e é por isso que eu estou aqui. Para ele mudar, a gente precisa entender o assassinato que fizeram com a cultura. A cultura pode ajudar a fazer a revolução que a gente precisa nesse país, para o povo trabalhar e comer, para cumprir a Constituição brasileira", afirmou.
Alagoas foi representada pela secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas; o secretário executivo de Políticas Culturais e Economia Criativa, Milton Muniz, e a superintendente de Economia Criativa, Fomento e Incentivo à Cultura, Natalia Teles, além de membros da sociedade civil.
De acordo com a secretária Mellina, é previsto um repasse de 77 milhões para Alagoas. “Serão cerca de 45 milhões o Estado e quase 32 milhões para os municípios. Desses recursos, 70% serão destinados ao setor audiovisual e o restante para o demais segmentos”, destacou.
A partir da regulamentação da Lei, o Estado e os municípios têm 60 dias para submeter o plano de ação no TransfereGov, sistema do Governo Federal.
Seminário Lei Paulo Gustavo
Durante os dia 12 e 13 de março, a equipe da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) participa do Seminário Lei Paulo Gustavo, realizado pelo Ministério da Cultura em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA).
O evento marca o início do calendário de atividades formativas que o MinC realizará junto aos estados, municípios e Distrito Federal durante os meses de maio e junho. Representantes da pasta estarão em outras localidades para tratar da efetivação da Lei Paulo Gustavo.
O evento, realizado em parceria com a UFBA, tem ainda os objetivos de estimular a adesão dos entes federados ao Sistema Nacional de Cultura (SNC); apresentar a estrutura do novo MinC; e aproximar a pasta de dirigentes públicos e da sociedade civil.
Últimas notícias

SMTT intensifica fiscalização no canteiro central da Rua Engenheiro Camilo Collier, em Arapiraca

Inscrições abertas oficina de construção de foguetes em Arapiraca

Após ser absolvido, Daniel Alves recupera passaportes e já pode voltar ao Brasil

Mulher que matou filhos com ‘chumbinho’ tentou intoxicar marido

Governo de Alagoas marca presença no Infra Nordeste GRI 2025 com debate sobre saneamento

Turista dos EUA é preso por tentar se aproximar de tribo isolada em ilha
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
