PL quer proteção de mananciais destinados ao abastecimento público
Discussão deverá ser levada para o plenário
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Maceió emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei nº 233/2023, de autoria do vereador Oliveira Lima, que busca garantir a proteção dos mananciais destinados ao abastecimento público na cidade e estabelecer medidas para a recuperação da qualidade ambiental dessas fontes de água.
O relatório apresentado pelo vereador Leonardo Dias, relator da comissão, ressaltou que a proposta está alinhada com a Constituição Federal de 1988, que assegura o direito de todos a um meio ambiente ecologicamente equilibrado. O projeto de lei busca preservar os recursos hídricos municipais, proibindo o lançamento de efluentes urbanos e industriais sem o devido tratamento e promovendo a adequada disposição de resíduos sólidos para evitar a poluição dos mananciais.
De acordo com a análise realizada, o projeto encontra respaldo no ordenamento jurídico, uma vez que o município possui competência para legislar sobre o meio ambiente no âmbito de seu interesse local, complementando a legislação federal e estadual. Além disso, a proteção do meio ambiente e o combate à poluição são deveres de todos os entes federativos, conforme estabelecido pela Constituição.
O relator também destacou precedentes do Supremo Tribunal Federal (STF) que reconhecem a competência dos municípios para legislar sobre questões ambientais, desde que observado o interesse local. Dessa forma, o Projeto de Lei nº 233/2023 foi considerado constitucional e livre de vícios formais.
Com base no parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, os vereadores Chico Filho, Olívia Tenório e Teca Nelma votaram favoravelmente à constitucionalidade do projeto.
Últimas notícias
Vereadora por Limeira cobra responsabilização por morte de jovem em salto de rope jump
Homem armado com faca é detido por ameaçar moradores de Estrela de Alagoas
Pai é acusado de maus tratos contra o próprio filho no município de Craíbas
Homem que morava sozinho é encontrado morto em casa no Feitosa, em Maceió
Criminoso invade casa e executa homem a tiros em Marechal Deodoro
Governo de AL divulga edital de R$ 3,76 milhões para quem deseja empreender
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
