Política

Vice-presidente da Comissão de Educação, Deputado Rafael Brito cobra Programa Nacional de Combate à Evasão Escolar

Quando esteve à frente da secretaria de educação de Alagoas, Rafael Brito criou e implantou o programa Cartão Escola 10, que beneficia diretamente os alunos da rede estadual com a concessão de bolsas mediante frequência

Por 7Segundos com Assessoria 25/05/2023 20h08
Vice-presidente da Comissão de Educação, Deputado Rafael Brito cobra Programa Nacional de Combate à Evasão Escolar
Deputado Rafael Brito - Foto: Neto Souza/Assessoria

Na última quarta-feira (24) os membros da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados estiveram reunidos para discussão e votação de propostas legislativas. Um dos assuntos em pauta foi o requerimento 109/2023, apresentado pelo deputado federal Rafael Brito (MDB/AL). “Esse requerimento de indicação é para que a gente possa levar ao MEC algumas experiências exitosas de combate à evasão escolar”, explicou o parlamentar.

Quando esteve à frente da secretaria de educação de Alagoas, Rafael Brito criou e implantou o programa Cartão Escola 10, que beneficia diretamente os alunos da rede estadual com a concessão de bolsas mediante frequência, retorno às aulas presenciais e conclusão do ensino médio.

Segundo o deputado, antes da implantação do programa, Alagoas formava, aproximadamente, 30 mil alunos. E no último ano chegou a formar 42 mil alunos. Um crescimento de mais de 25% depois que o programa entrou em vigor.

“O Cartão Escola 10 veio para trazer o aluno de volta para a escola. Com o retorno das aulas presenciais, após a pandemia, percebemos que muitos jovens abandonaram os estudos pois tinham que trabalhar para ajudar a família a complementar a renda. No início do ano letivo de 2022, percebemos que o número de alunos matriculados no ensino médio da rede estadual cresceu 30% comparando com o número de 2021”, explicou o parlamentar.

O deputado Tarcísio Motta (PSOL/RJ), membro da Comissão de Educação, elogiou o programa implantado em Alagoas e reforçou que o período de pandemia ampliou ainda mais o problema da evasão escolar no país. “Eu acho que existem uma série de técnicas e estratégias para que a gente possa combater a evasão escolar. É muito importante que o atual governo e o ministério da educação pensem nesse problema e criem, juntos, uma solução”.

Para Rafael Brito, o governo federal e o MEC devem transformar a experiência positiva do Cartão Escola 10 em políticas nacionais de combate à evasão escolar. “Esse é um programa que, com certeza, revolucionou Alagoas e agora estamos cobrando e ajudando ao governo para que crie um mecanismo similar, no âmbito nacional, para trazer o aluno de volta para sala de aula e fazer com que ele conclua o Ensino Médio”, reforçou.

Subscreveram ao requerimento 109/2023 os deputados Abilio Brunini, Tarcísio Motta, Lêda Borges, Ricardo Ayres e Professor Alcides.