Vice-presidente da Comissão de Educação, Deputado Rafael Brito cobra Programa Nacional de Combate à Evasão Escolar
Quando esteve à frente da secretaria de educação de Alagoas, Rafael Brito criou e implantou o programa Cartão Escola 10, que beneficia diretamente os alunos da rede estadual com a concessão de bolsas mediante frequência
Na última quarta-feira (24) os membros da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados estiveram reunidos para discussão e votação de propostas legislativas. Um dos assuntos em pauta foi o requerimento 109/2023, apresentado pelo deputado federal Rafael Brito (MDB/AL). “Esse requerimento de indicação é para que a gente possa levar ao MEC algumas experiências exitosas de combate à evasão escolar”, explicou o parlamentar.
Quando esteve à frente da secretaria de educação de Alagoas, Rafael Brito criou e implantou o programa Cartão Escola 10, que beneficia diretamente os alunos da rede estadual com a concessão de bolsas mediante frequência, retorno às aulas presenciais e conclusão do ensino médio.
Segundo o deputado, antes da implantação do programa, Alagoas formava, aproximadamente, 30 mil alunos. E no último ano chegou a formar 42 mil alunos. Um crescimento de mais de 25% depois que o programa entrou em vigor.
“O Cartão Escola 10 veio para trazer o aluno de volta para a escola. Com o retorno das aulas presenciais, após a pandemia, percebemos que muitos jovens abandonaram os estudos pois tinham que trabalhar para ajudar a família a complementar a renda. No início do ano letivo de 2022, percebemos que o número de alunos matriculados no ensino médio da rede estadual cresceu 30% comparando com o número de 2021”, explicou o parlamentar.
O deputado Tarcísio Motta (PSOL/RJ), membro da Comissão de Educação, elogiou o programa implantado em Alagoas e reforçou que o período de pandemia ampliou ainda mais o problema da evasão escolar no país. “Eu acho que existem uma série de técnicas e estratégias para que a gente possa combater a evasão escolar. É muito importante que o atual governo e o ministério da educação pensem nesse problema e criem, juntos, uma solução”.
Para Rafael Brito, o governo federal e o MEC devem transformar a experiência positiva do Cartão Escola 10 em políticas nacionais de combate à evasão escolar. “Esse é um programa que, com certeza, revolucionou Alagoas e agora estamos cobrando e ajudando ao governo para que crie um mecanismo similar, no âmbito nacional, para trazer o aluno de volta para sala de aula e fazer com que ele conclua o Ensino Médio”, reforçou.
Subscreveram ao requerimento 109/2023 os deputados Abilio Brunini, Tarcísio Motta, Lêda Borges, Ricardo Ayres e Professor Alcides.
Últimas notícias
Polícia Civil cumpre prisão preventiva de investigado por tentativa de feminicídio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Mulher é condenada a 17 anos por tentar matar enteado ao jogá-lo do quarto andar
Homem tenta evitar abordagem da PM, mas é flagrado e preso com arma e drogas em Anadia
Ivete Sangalo surge em hospital com machucados no rosto e relata susto: 'Desmaiei'
Hospital de Emergência do Agreste prepara novo edital do Programa Preparando a Volta para Casa
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
