Arthur Lira terá que explicar ao STF aprovação da MP que afrouxa proteção da Mata Atlântica
Senadores questionam no STF manobra da Câmara que ignora decisão do Senado, que havia retirado os dispositivos sobre a Mata Atlântica da MP
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), terá que prestar esclarecimentos ao ministro do STF, André Mendonça, que determinou nesta segunda-feira (29), que Lira explique à Corte os motivos que levou a aprovação de trechos de uma MP que enfraquecem regras de proteção a Mata Atlântica.
Além de Arthur Lira, o relator da MP na Câmara, deputado Sérgio Souza (MDB-PR), também deverá prestar informações. O prazo é de 10 dias.
Os senadores alegam atropelo a regras regimentais e constitucionais por parte do relator, que já presidiu a bancada ruralista, e pelo presidente da Câmara. Os senadores pedem que Mendonça conceda uma medida liminar para “suspender a inclusão ilegal e abusiva” dos dispositivos que podem enfraquecer a proteção da Mata Atlântica na MP.
“A Câmara dos Deputados, em absoluto menoscabo do devido processo legislativo, retomou, indevidamente, dispositivos impugnados e reputados não escritos pelo Presidente do Congresso Nacional, por versarem sobre matéria destoante do escopo da medida provisória sob exame, com a consequente remessa do texto à Presidência da República para eventual sanção”, diz a ação.
Inicialmente, a medida provisória, editada pelo ex-presidente Bolsonaro, tratava somente da prorrogação para que imóveis rurais aderissem ao Programa de Regularização Ambiental (PRA).
Contudo, na primeira votação, a Câmara decidiu incluir alterações na Lei da Mata Atlântica. Entre elas, o fim da exigência de compensação em caso de desmatamento de vegetação fora das áreas de preservação permanente e a flexibilização do desmatamento de vegetação primária e secundária em estágio avançado de regeneração.
Os senadores consideram que não tem base na Constituição, nem nas regras internas das Casas a inclusão de artigos na MP por deputados. Isso porque eles não têm relação com o tema original da proposta.
Últimas notícias
Professora da rede municipal de Arapiraca morre aos 55 anos após período internada
Presidente Lula visita a Índia a partir desta quarta-feira (18)
Chefe do CV busca hospital com documento falso e é preso enquanto tomava medicação
Defesa Civil de Maceió reforça alerta para evitar incêndios causados por falhas elétricas
Idosa de 82 anos fica ferida após receber tijoladas em Palmeira dos Índios
Filho embriagado agride irmão, quebra objetos e provoca briga familiar em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
