Arthur Lira terá que explicar ao STF aprovação da MP que afrouxa proteção da Mata Atlântica
Senadores questionam no STF manobra da Câmara que ignora decisão do Senado, que havia retirado os dispositivos sobre a Mata Atlântica da MP
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), terá que prestar esclarecimentos ao ministro do STF, André Mendonça, que determinou nesta segunda-feira (29), que Lira explique à Corte os motivos que levou a aprovação de trechos de uma MP que enfraquecem regras de proteção a Mata Atlântica.
Além de Arthur Lira, o relator da MP na Câmara, deputado Sérgio Souza (MDB-PR), também deverá prestar informações. O prazo é de 10 dias.
Os senadores alegam atropelo a regras regimentais e constitucionais por parte do relator, que já presidiu a bancada ruralista, e pelo presidente da Câmara. Os senadores pedem que Mendonça conceda uma medida liminar para “suspender a inclusão ilegal e abusiva” dos dispositivos que podem enfraquecer a proteção da Mata Atlântica na MP.
“A Câmara dos Deputados, em absoluto menoscabo do devido processo legislativo, retomou, indevidamente, dispositivos impugnados e reputados não escritos pelo Presidente do Congresso Nacional, por versarem sobre matéria destoante do escopo da medida provisória sob exame, com a consequente remessa do texto à Presidência da República para eventual sanção”, diz a ação.
Inicialmente, a medida provisória, editada pelo ex-presidente Bolsonaro, tratava somente da prorrogação para que imóveis rurais aderissem ao Programa de Regularização Ambiental (PRA).
Contudo, na primeira votação, a Câmara decidiu incluir alterações na Lei da Mata Atlântica. Entre elas, o fim da exigência de compensação em caso de desmatamento de vegetação fora das áreas de preservação permanente e a flexibilização do desmatamento de vegetação primária e secundária em estágio avançado de regeneração.
Os senadores consideram que não tem base na Constituição, nem nas regras internas das Casas a inclusão de artigos na MP por deputados. Isso porque eles não têm relação com o tema original da proposta.
Últimas notícias
Homem sem CNH é flagrado pilotando em “zigue-zague” e resiste à abordagem em Arapiraca
Moto com escapamento adulterado gera TCO por perturbação do sossego em Craíbas
Mulher é autuada por entregar motocicleta a sobrinho de 16 anos em Feira Grande
Cão farejador encontra maconha em bagagem na rodoviária de Arapiraca
Assaltantes em moto roubam dois celulares de mulher em supermercado de Arapiraca
Homem com tornozeleira eletrônica é preso com drogas no bairro Cidade Universitária
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
