Deputado Rafael Brito promove audiência sobre cumprimento da lei de psicólogos e assistentes sociais nas escolas
“Debater e fiscalizar o cumprimento da lei é fundamental para que possamos garantir que o direito à educação seja usufruído em sua máxima"
Na última segunda-feira (29) o cumprimento da lei 13.935/2019 que garante a presença de psicólogos e assistentes sociais nas escolas públicas foi tema da audiência que aconteceu em Brasília.
Promovida pelo vice-presidente da Comissão de Educação, o deputado federal Rafael Brito (MDB/AL) mediou o debate que contou com a participação de representantes do Conselho Federal de Serviço Social, Conselho Federal de Psicologia, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Ministério da Educação (MEC) e Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
De acordo com o parlamentar alagoano, um dos motivos que o levou a promover a audiência foram os assustadores números revelados, no ano passado, pela Organização Mundial de Saúde em que mostram que no período pós pandemia 32% da população mundial sofre com ansiedade e 28,9% apresentam diagnóstico de depressão.
“Debater e fiscalizar o cumprimento da lei é fundamental para que possamos garantir que o direito à educação seja usufruído em sua máxima. A presença desses profissionais na rede auxilia na valorização do profissional da educação, na proteção dos jovens, na atenção multidisciplinar do ambiente escolar, entre outras atividades educativas e sociais que podem ser realizadas”, enfatizou o deputado.
Para a vice-presidente do Conselho Federal de Serviço Social, Marciângela Gonçalves, o Brasil está num importante momento de defesa da implementação da lei. “A minha fala aqui é muito mais de reafirmar a necessidade de que a sociedade e gestores públicos entendam a importância dessa implementação para a gente seguir para um próximo passo, que é pensar como vai ser essa inserção desses que também devem ser profissionais da educação”, explicou Marciângela.
Ainda segundo o parlamentar, após o retorno das aulas presenciais, em 2021 ficou evidente a carência de um atendimento multidisciplinar com a presença de psicólogos nas instituições de ensino.
“De 2022 para cá ocorreram casos de crise de ansiedade coletiva em escolas no Recife (PE), com grupos de 20 ou mais estudantes. E que, em março deste ano, aconteceu um caso semelhante em Maceió (AL). O ambiente escolar precisa contar com o apoio desses profissionais para olhar para a saúde mental dos alunos e professores. Vamos seguir trabalhando para que a lei saia do papel e passe a ser realidade em todo país”, concluiu.
Últimas notícias
Jovem morre baleado no quintal da própria casa no município de Coruripe
Adolescente com problema clínico morre após discussão em Taquarana
Marina JHC celebra marca de 500 mil seguidores e agradece confiança
Condutor de Hilux é flagrado com cocaína para venda na parte alta de Maceió
Renan Filho recebe sugestões da população de Palmeira para plano de governo
Quem é Flávio Bolsonaro, que o PL oficializa hoje candidato à Presidência
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
