Renan Calheiros critica Sérgio Moro e diz que o STF precisa aprovar a criação do juiz de garantias
O julgamento sobre a criação do juiz de garantias está marcado no STF para o próximo dia 14
O senador Renan Calheiros (MDB), criticou o ex-juiz Sérgio Moro, por meio das redes sociais, e se mostrou favorável à aprovação, pelo STF, da criação do juiz de garantias. O tema será discutido no Supremo no dia 14 de junho.
A Corte vai analisar se a atuação da figura, incluída por parlamentares no pacote anticrime, está de acordo com a Constituição. Segundo a lei, juiz de garantias atuaria na fase de investigação de crimes.
“O juiz de garantias aprovado para impedir a parcialidade e manipulação do Judiciário , como fez Moro, está parado no STF. O prazo é dia 16. Os escândalos da Lava Jato mostraram que não dá mais pra enrolar e que o STF precisa respeitar as decisões do Congresso”, disse Renan Calheiros.
O Supremo Tribunal Federal marcou para o dia 14 de junho o julgamento de quatro ações que discutem a criação da figura do juiz de garantias, incluída por parlamentares no pacote anticrime aprovado pelo Congresso Nacional em 2019.
O juiz de garantias é um magistrado que atua apenas na fase de instrução da investigação, antes de a apuração se tornar um processo penal, autorizando buscas e quebra de sigilo, por exemplo.
Mesmo estando prevista em lei, a aplicação do juiz de garantias se encontra suspensa por decisão do ministro Luiz Fux, em janeiro de 2020.
A discussão sobre a aprovação do juiz de garantias no STF vai girar em torno de: se será preciso criar mais cargos para atender a demanda nos estados; se a medida é aplicável em todas as instâncias; se vale para processos já em andamento.
A Ordem dos Advogados do Brasil argumenta que o juiz de garantias garante a imparcialidade do magistrado.
Últimas notícias
Três pessoas morrem após desabamento de muro no Brás, em São Paulo
Mulher fica presa às ferragens após acidente com tombamento na Pajuçara
Tornado no Paraná: hospitais já atenderam 750 feridos; seis pessoas morreram
Peixe-boi aparece em praia de Ipioca e encanta banhistas
Combate à fome deve ser meta climática, diz cúpula em Belém
PM apreende 22 armas de fogo e 42 quilos de entorpecentes em uma semana
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
