Geral

Alagoas registrou sete casos de violação contra defensores de Direitos Humanos

Levantamento produzido pelas organizações Terra de Direitos e Justiça Global

Por 7Segundos 14/06/2023 11h11
Alagoas registrou sete casos de violação contra defensores de Direitos Humanos
Indigenista Bruno Pereira (à esquerda) e jornalista Dom Phillips, ambos assassinados no Vale do Javari, região amazônica - Foto: Reprodução

Alagoas registrou pelo menos sete casos de violações, como agressão, ameaça e outros, contra defensores de Direitos Humanos. Os dados são do levantamento “Na Linha de Frente: violência contra defensoras e defensores de direitos humanos no Brasil", produzido pelas organizações Terra de Direitos e Justiça Global.

As vítimas são pessoas físicas que atuem isoladamente, pessoa jurídica, grupo, organização ou movimento social que atue ou tenha como finalidade a promoção ou defesa dos direitos humanos.

Ao todo, em todo o país, foram identificados 1.171 casos de violência contra defensoras e defensores de direitos humanos entre os anos de 2019 e 2022, sendo 169 assassinatos.

De acordo com o levantamento, com 69 homicídios, o Norte é a região com o maior número de assassinatos, o que pode ser explicado pelo alto índice de conflitos fundiários na região (grilagem de terras públicas, invasões em terras indígenas, desmatamento, mineração ilegal0.