Deputado Fabio Costa vota contra PL que torna crime a discriminação de políticos
Parlamentar alagoano classifica como absurda a proposta que concede privilégios a pessoas ‘politicamente expostas’

O deputado federal Delegado Fabio Costa (PP/AL) foi um dos 163 parlamentares que votaram contra o Projeto de Lei nº 2.720/2023 que torna crime a discriminação de pessoas “politicamente expostas”, incluindo políticos, ministros do Poder Judiciário e funcionários de cargos comissionados no poder público. Para Fabio Costa, a matéria, além de absurda, concede privilégios desnecessários.
“Votei não a esta proposta que, simplesmente, quer punir todos aqueles que criticarem políticos, ocupantes de cargos no serviço público e até familiares de pessoas públicas. Sou contra qualquer tipo de censura à liberdade de expressão e contra medidas que tenham o objetivo de conceder qualquer tipo de privilégio”, destacou o deputado alagoano.
De autoria da deputada Dani Cunha (União-RJ), filha do ex-presidente da Câmara Federal Eduardo Cunha, e relatado pelo deputado Cláudio Cajado (PP-BA), o projeto foi votado no fim da noite dessa quarta-feira (14), após ser incluído na pauta da sessão ordinária da Câmara. Ele fixou penas para crimes resultantes da ‘discriminação’ contra pessoas em razão de sua condição de ‘politicamente exposta’.
A matéria ainda prevê punições para quem expor pessoa que esteja respondendo a investigação preliminar, termo circunstanciado, inquérito ou a qualquer outro procedimento investigatório de infração penal, civil ou administrativa; e quem expor pessoa que figure na posição de parte ré de processo judicial da qual ainda caiba recursos.
“Quem não deve, não teme! O projeto, votado e aprovado na noite de ontem, propõe punição de dois a quatro anos de prisão e multa para quem criticar uma pessoa ‘politicamente exposta’. Um completo absurdo!”, avalia Fabio Costa. Agora, a propositura segue para avaliação no Senado Federal.
De acordo com o texto, a pena será de reclusão de 2 a 4 anos e multa para quem negar a abertura de conta ou sua manutenção ou mesmo a concessão de crédito ou outro serviço. Essa negativa abrange até mesmo pessoa jurídica controlada por pessoa politicamente exposta.
Além das pessoas politicamente expostas, em geral políticos eleitos e detentores de altos cargos nos três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e nas três esferas de governo (federal, estadual e municipal), o projeto abrange as pessoas que estejam respondendo a investigação preliminar, termo circunstanciado, inquérito ou a qualquer outro procedimento investigatório de infração penal, civil ou administrativa, ou pessoas que figuram como rés em processo judicial em curso (sem trânsito em julgado).
Últimas notícias

Prefeito e governador assinam importantes ordens de serviço em Rio Largo nesta quinta (25)

Primeiro transplantado de fígado no Hospital do Coração Alagoano comemora oito meses da cirurgia

Deputados discutem impactos da mineração em Craíbas; contaminação pode chegar no Rio São Francisco

Homem é preso após tentativa de furto no Residencial Porto Vitória, em Arapiraca

Deputado Ricardo Nezinho participa de audiência sobre a Vale Verde em Craíbas

Filho de Wesley Safadão e Mileide Mihaile passa por cirurgia de emergência após descoberta de tumor
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
