Promotora diz que PMs tiveram que “usar força” ao amarrarem homem preso por furto
Caso ganhou repercussão após o padre Júlio Lancellotti divulgar o vídeo que mostra os policiais segurando o morador de rua pela camisa e pela corda que amarra seus pés e suas mãos juntos
O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) atribuiu os crimes de furto, resistência à prisão e corrupção de menor de idade ao homem que teve os pés e mãos amarrados por policiais militares.
Em denúncia levada à Justiça estadual, a promotora Margarete Cristina Marques Ramos disse que os PMs tiveram que “usar força” para algemar o homem e que, em razão da “contínua resistência”, amarraram seus pés com uma corda. Outro investigado no mesmo caso também foi denunciado, mas apenas por furto e corrupção de menor.
Na peça, a promotora diz que “a conduta dos policiais militares não tem o condão de anular os crimes cometidos, e será devidamente apurada em procedimentos próprios, vez que já enviadas cópias do presente aos órgãos competentes para tanto”. Os PMs estão afastados e sob investigação. As informações são da Agência Brasil.
O caso ganhou repercussão após o padre Júlio Lancellotti divulgar o vídeo que mostra os policiais segurando o morador de rua pela camisa e pela corda que amarra seus pés e suas mãos juntos, e o levam dependurado para o interior de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Em seguida, eles o jogam em uma maca.
Após a prisão, na audiência de custódia, a Justiça manteve a detenção, alegando não existir elementos que comprovassem tortura ou maus-tratos por parte dos policiais. Depois, ela justificou que não teve acesso as imagens antes ou durante a audiência.
A defesa alega que o caso envolve o chamado furto famélico, cometido em razão do estado de necessidade do suspeito. Quanto à denúncia, os advogados José Luiz de Oliveira Junior e Estevão Silva afirmam que a acusação “evidencia distorções sociais”.
“A estrutura do Estado se mostra desproporcional em todos os aspectos, quanto trata de reprimenda, especialmente ao pobre, negro e vulnerável social, desde seu nascimento até sua morte”.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
