Cunha realiza audiência para debater estímulo à fabricação e compra de veículos elétricos no Brasil
O senador argumentou que os veículos elétricos trazem benefícios de redução da emissão de gases do efeito estufa e diminuição da dependência do petróleo
A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado Federal realizou uma audiência pública para debater incentivos à eletromobilidade – a produção de veículos como carros, ônibus, motocicletas e caminhões elétricos – no Brasil. A proposta de realização do debate nasceu a partir de requerimento apresentado pelo senador Rodrigo Cunha (PODE).
Ao propor a audiência, Cunha argumentou que os veículos elétricos trazem os benefícios de redução da emissão de gases do efeito estufa e de diminuição da dependência do país pelo petróleo. Para o senador, é preciso avançar na articulação de solução para intensificar o uso desse tipo de mobilidade nas cidades brasileiras.
“Ainda existem desafios que precisam ser enfrentados, como a falta de infraestrutura adequada para a recarga dos veículos e a necessidade de políticas públicas que incentivem a adoção dos veículos elétricos em nosso país”, afirmou Cunha. A audiência pública reuniu especialistas, representantes do setor automotivo, empresas de energia, organizações da sociedade civil e cidadãos interessados no assunto.
“Recentemente estivemos em missão oficial na China, país no qual a presença de carros e demais veículos elétricos já é uma realidade bastante popular e abrangente. E enquanto realizávamos a audiência no Senado, o governo da China anunciou um pacote de incentivos fiscais de US$ 72,3 bilhões de dólares para a adoção de veículos elétricos e outros transportes que usem combustíveis ecológicos”, disse Cunha.
“O Brasil precisa avançar neste quesito. A gasolina, o etanol e o diesel estão cada vez mais caros. Os motores a combustão poluem o meio ambiente. Se não avançarmos neste assunto, ficaremos para trás em termos de desenvolvimento da indústria automotiva, de aperfeiçoamento de nossos meios de transporte e de benefícios à nossa sociedade”, enfatizou o senador.
Atualmente, existem quatro tipos principais de veículos elétricos: o Veículo Elétrico Híbrido (HEV) – possui um motor a combustão, alimentado por gasolina, álcool ou diesel e um motor elétrico com bateria; o Veículo Elétrico Híbrido Plug In (PHEV) – assim como o híbrido, possui dois motores, porém pode ser carregado de maneira externa, com um carregador; o Veículo Elétrico à Bateria (BEV) – possui apenas o motor elétrico e bateria; e, por último, o Veículo Elétrico a Célula de Combustível (FCEV) – também é completamente elétrico, entretanto, é abastecido através de hidrogênio nas células de combustível.
Últimas notícias
Fim de semana será de tempo firme e ensolarado na maior parte do estado
Leonardo Dias destaca ações para fortalecer o turismo alagoano durante posse de novos presidentes do trade turístico
Com mais de 1,7 mil atendimentos, Programa AVC Dá Sinais consolida rede de assistência em Alagoas
Diretor do Banco Central diz à PF que Master tinha só R$ 4 milhões em caixa
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-companheira em canavial, em Maceió
Brota na Grota leva Prefeitura para dentro das comunidades e redefine o acesso aos serviços públicos em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
