Trânsito

'A nova lei de ciclomotores representa a mobilidade' diz ex-coordenador da Lei Seca

A nova lei entrou em obrigatoriedade essa semana e apresenta mudanças para ciclomotores.

Por 7Segundos 04/07/2023 12h12 - Atualizado em 04/07/2023 12h12
'A nova lei de ciclomotores representa a mobilidade' diz ex-coordenador da Lei Seca
Ciclomotores só irão poder se locomover na rua - Foto: Reprodução: Pexels

Nessa segunda (3), entrou em vigor a nova legislação sobre o lei de uso e circulação de bicicletas e veículos ciclomotores. Segundo a nova regulamentação do Conselho Nacional de trânsito (Contran),
Ciclomotores vão precisar emplacar, só vão poder transitar na rua e o condutor vai precisar de habilitação, já bicicletas, patinetes, skates e monociclos elétricos podem circular também nas calçadas contanto que respeite os limites de velocidade definidos por cada município.

O ex-coordenador da Lei Seca em Alagoas Emanuel Costa em entrevista para Rede Antena 7 disse que a nova lei representa a mobilidade. Ele também acrescenta que concorda com a fala do Secretário Nacional de Trânsito Adrualdo Catão: “Ele foi muito feliz quando ele disse que (a nova legislação) não era para coibir e sim para dar segurança jurídica” e elogia a divulgação na mídia da mudança.

De acordo com a legislação, o que define ser um ciclomotor é um veículo de duas a três rodas e a velocidade de 32 a 50km/h e o acelerador não precisa de pedal. Além do emplacamento, os ciclomotores precisarão também de registro e licenciamento para poder circular e vão ter até dia 31 de dezembro de 2025 para providenciar a inclusão dos veículos junto a Renavam.