Chuvas afetam produção de água para vários municípios da Região Metropolitana
Precipitações carrearam material sólido para mananciais, dificultando tratamento
As fortes chuvas deste fim de semana impactaram o fornecimento de água para Maceió, Pilar, Rio Largo, Messias, Murici e Satuba. Na maioria das localidades, a precipitação carreou matéria sólida para os mananciais onde a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) capta água bruta para tratamento. Com o aumento das partículas sólidas dissolvidas no líquido, o tratamento fica mais demorado ou sem possibilidade de operação com as condições adequadas.
Rio Largo - Em Rio Largo, Sistema Jarbas Oiticica está com a vazão reduzida na captação devido a má qualidade da água bruta no manancial. Já o Sistema Mata do Rolo que estava parado desde 20h30, desta sexta-feira (7), retornou sua operação às 5h da manhã no dia seguinte (8).
Messias - Em Messias, as chuvas afetaram o tratamento do líquido que é distribuído para o município. O Sistema Osório está parado devido má qualidade da água do manancial. Por outro lado, o Sistema Souza está operando normalmente.
Pilar - Na cidade de Pilar o abastecimento de água segue prejudicado. É que houve um deslizamento de terra e a adutora de 250mm da captação de água bruta foi rompida, deixando o sistema paralisado. Equipes da Casal já estão em campo, trabalhando para retomar o sistema o mais breve possível.
Murici - No município de Murici, a produção de água na região está prejudicada devido a uma falta de energia e obstrução na captação de água do sistema Cansanção que atende a localidade.
A Companhia já acionou a concessionária de energia e aguarda normalização do sistema elétrico para retomar o sistema de produção. Equipes técnicas da Casal, no início da manhã deste sábado (8), já se deslocaram para o local para avaliar a situação dos equipamentos e a estrutura da estação para prever a regularização do sistema.
Já o sistema cachoeira, que também atende o município está parado desde 3h da manhã deste sábado (8). Devido às fortes chuvas na região, a captação de água bruta foi inundada, danificando os equipamentos eletromecânicos. O operacional da Companhia aguarda o nível do manancial baixar para ter acesso ao local e avaliar os danos causados aos equipamentos.
Satuba - Devido às fortes chuvas, o sistema de abastecimento do município de Satuba segue parado desde 4h da manhã deste sábado (8), devido má qualidade do manancial.
Maceió:
Sistemas Aviação e Rio Novo - Os sistemas Aviação e Rio Novo parados desde às 8h devido à má qualidade da água bruta no manancial, impossibilitando o tratamento da água em condições adequadas.
Sistema Cardoso/Sistema Catolé - Cardoso parado desde 3h da manhã deste sábado (8), em razão da obstrução em um trecho do aqueduto, ocasionado por um deslizamento de terra na estrutura. Equipes da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) estão empenhadas nas providências e prevê a normalização do abastecimento até o final do dia.
A Companhia segue trabalhando e mobilizando equipes extras
A Casal segue trabalhando e acompanhando a situação dos sistemas danificados e, dentro das possibilidades, avaliando retomar a vazão normal de trabalho. Somente quando a qualidade da água no manancial voltar aos padrões de normalidade, a Companhia poderá restabelecer sua capacidade regular de tratamento.
Vale destacar que a Casal é a responsável por captar e tratar água nesses municípios, repassando-a para que a BRK distribua às populações.
Últimas notícias
Ex-ministro de Bolsonaro distribui adesivos pró-Flávio no Carnaval
Morre Robert Duvall, ator de 'O Poderoso Chefão' e 'Apocalypse Now', aos 95 anos
PM combate o tráfico e outros crimes no interior do estado
Cantor Igor Kannário faz declarações polêmicas sobre Ivete e repercute na web
Polícia Civil investiga ataque a tiros que deixou um morto e dois feridos em Carneiros
Homem com mandado por violência doméstica é preso após ser identificado por reconhecimento facial em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
