Chuvas afetam produção de água para vários municípios da Região Metropolitana
Precipitações carrearam material sólido para mananciais, dificultando tratamento
As fortes chuvas deste fim de semana impactaram o fornecimento de água para Maceió, Pilar, Rio Largo, Messias, Murici e Satuba. Na maioria das localidades, a precipitação carreou matéria sólida para os mananciais onde a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) capta água bruta para tratamento. Com o aumento das partículas sólidas dissolvidas no líquido, o tratamento fica mais demorado ou sem possibilidade de operação com as condições adequadas.
Rio Largo - Em Rio Largo, Sistema Jarbas Oiticica está com a vazão reduzida na captação devido a má qualidade da água bruta no manancial. Já o Sistema Mata do Rolo que estava parado desde 20h30, desta sexta-feira (7), retornou sua operação às 5h da manhã no dia seguinte (8).
Messias - Em Messias, as chuvas afetaram o tratamento do líquido que é distribuído para o município. O Sistema Osório está parado devido má qualidade da água do manancial. Por outro lado, o Sistema Souza está operando normalmente.
Pilar - Na cidade de Pilar o abastecimento de água segue prejudicado. É que houve um deslizamento de terra e a adutora de 250mm da captação de água bruta foi rompida, deixando o sistema paralisado. Equipes da Casal já estão em campo, trabalhando para retomar o sistema o mais breve possível.
Murici - No município de Murici, a produção de água na região está prejudicada devido a uma falta de energia e obstrução na captação de água do sistema Cansanção que atende a localidade.
A Companhia já acionou a concessionária de energia e aguarda normalização do sistema elétrico para retomar o sistema de produção. Equipes técnicas da Casal, no início da manhã deste sábado (8), já se deslocaram para o local para avaliar a situação dos equipamentos e a estrutura da estação para prever a regularização do sistema.
Já o sistema cachoeira, que também atende o município está parado desde 3h da manhã deste sábado (8). Devido às fortes chuvas na região, a captação de água bruta foi inundada, danificando os equipamentos eletromecânicos. O operacional da Companhia aguarda o nível do manancial baixar para ter acesso ao local e avaliar os danos causados aos equipamentos.
Satuba - Devido às fortes chuvas, o sistema de abastecimento do município de Satuba segue parado desde 4h da manhã deste sábado (8), devido má qualidade do manancial.
Maceió:
Sistemas Aviação e Rio Novo - Os sistemas Aviação e Rio Novo parados desde às 8h devido à má qualidade da água bruta no manancial, impossibilitando o tratamento da água em condições adequadas.
Sistema Cardoso/Sistema Catolé - Cardoso parado desde 3h da manhã deste sábado (8), em razão da obstrução em um trecho do aqueduto, ocasionado por um deslizamento de terra na estrutura. Equipes da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) estão empenhadas nas providências e prevê a normalização do abastecimento até o final do dia.
A Companhia segue trabalhando e mobilizando equipes extras
A Casal segue trabalhando e acompanhando a situação dos sistemas danificados e, dentro das possibilidades, avaliando retomar a vazão normal de trabalho. Somente quando a qualidade da água no manancial voltar aos padrões de normalidade, a Companhia poderá restabelecer sua capacidade regular de tratamento.
Vale destacar que a Casal é a responsável por captar e tratar água nesses municípios, repassando-a para que a BRK distribua às populações.
Últimas notícias
Jovem assassinado a tiros em Ipioca tinha histórico de tráfico de drogas
Operação apreende 60 quilos de drogas e mil cigarros eletrônicos em Arapiraca
Cabo Bebeto denuncia corte de 15% nos salários de médicos estaduais
Justiça torna réus 12 denunciados por queda de avião da Voepass
Igreja em Arapiraca é reconhecida como patrimônio cultural de Alagoas
Meio/Ideia: Flávio tem 51,1% dos votos válidos no 2º turno; Lula, 48,9%
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
