Rodrigo Cunha pede liberação de FGTS, Aluguel Social e moradias do ‘Minha Casa Minha Vida’ para vítimas de chuvas
Marechal Deodoro, na Região Metropolitana, é agora a cidade com mais alagoanos afetados
Em ofício destinado ao ministro Rui Costa, chefe da Casa Civil da Presidência da República, o senador Rodrigo Cunha (Podemos) pediu a liberação urgente e imediata do saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) das pessoas que foram vitimadas pelas fortes chuvas que castigam Alagoas. O senador também solicitou que estas famílias tenham acesso a benefícios como o pagamento de Aluguel Social, como também preferência no acesso aos programas governamentais de moradias como o “Minha Casa Minha Vida”.
“Solicitei estas providências ao ministro Rui Costa e ao governo federal diante das fortes chuvas enfrentadas nos últimos dias em nosso estado, que levaram a uma série de inundações e deslizamentos principalmente na região metropolitana de Maceió, Baixo São Francisco, Litoral e Zona da Mata, deixando milhares de desabrigados em toda Alagoas. Os atingidos, além do apoio emergencial de acesso a um ambiente seguro e suprimentos, necessitam de apoio governamental para acesso às medidas necessárias a recuperar a dignidade de suas vidas”, destacou Rodrigo Cunha no ofício enviado ao Palácio do Planalto.
O total de pessoas afetadas pelas fortes chuvas em, até a última segunda-feira (10) Alagoas havia subido para 25.313, sendo 3.650 desabrigadas e 21.662 desalojadas. Os números foram atualizados pela Defesa Civil Estadual. O novo relatório apontou que Marechal Deodoro, na Região Metropolitana, é agora a cidade com mais alagoanos afetados: 3.490 desalojados e 498 desabrigados, somando 3.988. Matriz do Camaragibe aparece logo em seguida, com 459 desabrigados e 3.158 desalojados. O município de São Miguel dos Milagres é o terceiro mais afetado. Por lá, 3.008 pessoas perderam as casas ou buscaram abrigados na residência de parentes. Joaquim Gomes registrou uma morte.