Relatório aponta aumento da morte de indígenas no Estado
Dados apontam abuso de poder e caso de estupro
A realidade dos povos indígenas, em Alagoas, é retratada pelo relatório Violência Contra os Povos Indígenas do Brasil – dados de 2022, publicação anual do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), divulgada nesta quinta-feira (27).[
O primeiro ponto retratado é o aumento no assassinado de indígenas nos últimos anos, indo de três, em 2021 para quatro em 2022.
Dois casos de conflitos foram registrados no relatório. A comunidade indígena Karuazú sofre com a demarcação do território, reivindicada há mais de duas décadas, que ainda não foi concluída.
Outro conflito é da comunidade indígena Xukuru-Kariri devido a um projeto de exploração de minério implantado pela empresa Mineração Vale Verde. As atividades de mineração têm impactos diretos sobre o território e suas comunidades, resultando em danos ambientais e humanos.
Além disso, a reativação da ferrovia transnordestina, que corta o território Xukuru-Kariri em Palmeira dos Índios, permanece como uma ameaça constante sobre a terra dos indígenas.
Abuso de Poder e estupro
Em agosto de 2022, a comunidade Katokim, Jeripankó e Karuazu sofreu com a atuação opressora do responsável técnico da CTL da Funai de Delmiro Gouveia, nomeado pelo governo de Bolsonaro. A autoridade agiu desrespeitando a organização local dos povos, promovendo divisões internas e ameaçando lideranças que se opunham à sua atuação.
Além disso, o coordenador favorecia interesses do agronegócio em detrimento das políticas indigenistas, ignorando os direitos e bem-estar das comunidades indígenas. A situação levou os povos a ocuparem a BR-432, em Água Branca, exigindo a exoneração imediata do coordenador.
Em novembro do mesmo ano, uma mulher indígena Xukuru-Kariri, de 23 anos, sofreu uma terrível violência, sendo estuprada por dois homens armados enquanto retornava para a Terra Indígena Fazenda Canto, em Palmeira dos Índios.
Últimas notícias
Moradores denunciam furto de bicicleta em condomínio no Cleto
Negligência em rodovia é apontada após morte de autor de áudio viral no Sul do Piauí
Saiba em que regiões do Brasil deve chover acima da média no verão
Falta de leitos de maternidade desafia rede pública de saúde em Arapiraca
Motociclista morre em colisão com caminhão em União dos Palmares
Alagoas fica entre os piores estados em qualidade de energia sob concessão da Equatorial, aponta ranking
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
