Sextou no Centro estreia com diversão, resgate histórico e geração de renda
Primeira edição do evento teve samba e uma exposição fotográfica, atraindo comerciantes, consumidores e turistas; próximas edições acontecerão na primeira sexta-feira de cada mês

Para dar boas vindas ao mês de agosto, a Prefeitura de Maceió promoveu o Sextou no Centro, mais um evento que, dessa vez, resgata a história do Centro da capital. Assim como reviveu outros bairros por meio de eventos culturais, a exemplo do Jaraguá, a gestão do prefeito JHC agora recupera a memória afetiva dos maceioenses e valoriza a jornada de trabalho no Comércio.
A primeira edição aconteceu nessa sexta-feira (4) e teve participação do Samba da Periferia, levando música, entretenimento e cultura para os consumidores e trabalhadores do maior calçadão de vendas da cidade. O evento vai acontecer nas primeiras sextas-feiras de cada mês.
José Douglas e Bruno Costa são vendedores e sentiam falta de um momento de descontração. “Achei uma maravilha, sensacional. Faltava isso para fechar nosso final de semana com chave de ouro. A gente que trabalha no calçadão estava precisando de um incentivo como esse, a Prefeitura acertou muito”, disse José.
Bruno destacou que a ideia é inovadora. “Trabalho aqui há cinco anos e nunca vi uma programação dessa, traz muitas pessoas pra cá e com certeza vai ajudar a bater nossa meta de vendas”.
Quem também aproveitou foi o Rafael Alves, que trabalha oito horas por dia como atendente em um restaurante e disse que pretende sempre prestigiar a programação. “Foi uma ótima ideia, acabei de largar e depois do expediente não tem nada melhor do que curtir um samba para descansar a mente e relaxar um pouco”.
O projeto ainda proporcionou a geração de renda para os ambulantes, que foram cadastrados pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (SEMSC) para lucrar durante o evento com a venda de churrasquinhos, água, energético, refrigerante, cerveja e outros.
“Esses eventos são importantes para mim, eu sobrevivo das vendas e não tenho nenhuma renda além disso. Estou feliz porque vou lucrar muito hoje e agradeço ao prefeito JHC pela oportunidade”, contou Ângela Maria, que não parava de vender as bebidas.
Além de curtir o grupo de samba, a população também apreciou uma exposição fotográfica sobre a arquitetura histórica do local. O presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Fábio Palmeira, destaca que o evento é importante para o setor cultural e de grande reconhecimento para os comerciantes.
“Hoje é o início dessa programação tão importante para o Centro de Maceió. Além de aproveitar o samba raiz, é um momento de relembrar e aprender sobre a história do local ao ver as imagens antigas. Os funcionários que estão saindo da labuta e quem está passeando podem desfrutar desse momento que fortalece nossa cultura e turismo”, afirma Fábio.
Andreia Geraldo, presidente da Aliança Comercial, pontua que o evento é um presente para a população e para os mais de 25 mil comerciários. “É um valor que está dando para a história, porque esse Centro é histórico. Uma ação como essa agrega valor, não tenho dúvida que a Aliança Comercial vai estar sempre apoiando para que isso faça parte do calendário de Maceió”.
O evento é uma iniciativa da Fundação Municipal de Ação Cultural e da Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR), com apoio da Aliança Comercial. O objetivo é que o Centro da cidade ganhe atrações musicais e culturais, divertindo maceioenses e turistas.
Últimas notícias
Colisão envolvendo três carros provoca engarrafamento na AL-220, em Arapiraca

Jacaré encontrado próximo de residências é resgatado por moradores em Arapiraca

Corpos de líderes cristãos são encontrados em vala comum na Colômbia

Prefeitura de Pão de Açúcar retifica e prorroga edital de Concurso Público

Prefeito inicia comemoração do 78º aniversário de Junqueiro com corrida de rua

Alagoas possui 10 barragens com alto risco de acidente, afirma relatório da ANA
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
