Cultura

Sextou no Centro estreia com diversão, resgate histórico e geração de renda

Primeira edição do evento teve samba e uma exposição fotográfica, atraindo comerciantes, consumidores e turistas; próximas edições acontecerão na primeira sexta-feira de cada mês

Por Prefeitura de Maceió 05/08/2023 12h12
Sextou no Centro estreia com diversão, resgate histórico e geração de renda
Comerciantes, consumidores e turistas prestigiaram primeira edição do Sextou no Centro - Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

Para dar boas vindas ao mês de agosto, a Prefeitura de Maceió promoveu o Sextou no Centro, mais um evento que, dessa vez, resgata a história do Centro da capital. Assim como reviveu outros bairros por meio de eventos culturais, a exemplo do Jaraguá, a gestão do prefeito JHC agora recupera a memória afetiva dos maceioenses e valoriza a jornada de trabalho no Comércio.

A primeira edição aconteceu nessa sexta-feira (4) e teve participação do Samba da Periferia, levando música, entretenimento e cultura para os consumidores e trabalhadores do maior calçadão de vendas da cidade. O evento vai acontecer nas primeiras sextas-feiras de cada mês.

José Douglas e Bruno Costa são vendedores e sentiam falta de um momento de descontração. “Achei uma maravilha, sensacional. Faltava isso para fechar nosso final de semana com chave de ouro. A gente que trabalha no calçadão estava precisando de um incentivo como esse, a Prefeitura acertou muito”, disse José.

Bruno destacou que a ideia é inovadora. “Trabalho aqui há cinco anos e nunca vi uma programação dessa, traz muitas pessoas pra cá e com certeza vai ajudar a bater nossa meta de vendas”.

Quem também aproveitou foi o Rafael Alves, que trabalha oito horas por dia como atendente em um restaurante e disse que pretende sempre prestigiar a programação. “Foi uma ótima ideia, acabei de largar e depois do expediente não tem nada melhor do que curtir um samba para descansar a mente e relaxar um pouco”.

O projeto ainda proporcionou a geração de renda para os ambulantes, que foram cadastrados pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (SEMSC) para lucrar durante o evento com a venda de churrasquinhos, água, energético, refrigerante, cerveja e outros.

“Esses eventos são importantes para mim, eu sobrevivo das vendas e não tenho nenhuma renda além disso. Estou feliz porque vou lucrar muito hoje e agradeço ao prefeito JHC pela oportunidade”, contou Ângela Maria, que não parava de vender as bebidas.

Além de curtir o grupo de samba, a população também apreciou uma exposição fotográfica sobre a arquitetura histórica do local. O presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Fábio Palmeira, destaca que o evento é importante para o setor cultural e de grande reconhecimento para os comerciantes.

“Hoje é o início dessa programação tão importante para o Centro de Maceió. Além de aproveitar o samba raiz, é um momento de relembrar e aprender sobre a história do local ao ver as imagens antigas. Os funcionários que estão saindo da labuta e quem está passeando podem desfrutar desse momento que fortalece nossa cultura e turismo”, afirma Fábio.

Andreia Geraldo, presidente da Aliança Comercial, pontua que o evento é um presente para a população e para os mais de 25 mil comerciários. “É um valor que está dando para a história, porque esse Centro é histórico. Uma ação como essa agrega valor, não tenho dúvida que a Aliança Comercial vai estar sempre apoiando para que isso faça parte do calendário de Maceió”.

O evento é uma iniciativa da Fundação Municipal de Ação Cultural e da Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR), com apoio da Aliança Comercial. O objetivo é que o Centro da cidade ganhe atrações musicais e culturais, divertindo maceioenses e turistas.