Maior parte dos indígenas em AL vive fora das terras oficialmente delimitadas
Dados foram divulgados pelo IBGE nesta segunda-feira
No Brasil, mais de 1,6 milhão de pessoas foram identificadas como indígenas, o que corresponde a 0,83% da população. O IBGE divulgou os primeiros números do Censo 2022 referentes à população indígena nesta segunda-feira (7).
Alagoas ocupa o 16º lugar em números absolutos e 13º lugar proporcional entre as unidades da federação, com 25.725 indígenas residentes em todo o estado. Essa parcela representa 0,82% da população, próxima da média nacional.
A maior parte (74%) dos indígenas em AL vive fora das terras oficialmente delimitadas.
Os estados com maior população absoluta são Amazonas (490.854), Bahia (229.103) e Mato Grosso do Sul (116.346 mil). Proporcionalmente, RR (15,29%), AM (12,45%) e MS (4,22%) possuem os maiores percentuais de presença indígena no país.
Terras indígenas (TIs) em Alagoas
Em AL, há 9 terras indígenas oficialmente delimitadas, distribuídas entre 10 cidades: Aconã (Traipu), Fazenda Canto (Palmeira dos Índios), Geripancó (Pariconha), Karapotó (São Sebastião), Kariri-Xocó (Porto Real do Colégio/São Brás), Mata da Cafurna (Palmeira dos Índios), Tingui Botó (Feira Grande/Campo Grande), Wassu Cocal (Joaquim Gomes/Matriz de Camaragibe) e Xukuru-Kariri (Palmeira dos Índios).
Foram considerados terra indígena apenas os territórios oficialmente demarcados que estão no status fundiário de declarados, homologados ou regularizados, até a data de 31 de julho de 2022.
Dentre os 25.725 indígenas residentes em todo o estado, apenas 6.672 vivem dentro das terras com delimitação formal. O percentual representa 25,94% dos indígenas em AL.
Considerando o universo comparável de terras – ou seja, todas as localidades em comum – Alagoas apresentou uma variação negativa de -17,72% indígenas em terras oficialmente delimitadas, em relação ao Censo 2010.
O perfil étnico das terras indígenas (TIs) em AL
Ao fazer o comparativo específico por terras, surgem outros dados. Em Aconã, localizada em Traipu, 100% dos 90 residentes se identificam como indígenas. Destes, apenas 2 não se identificaram logo no primeiro quesito “cor ou raça”.
Contudo, a terra Xukuru-Kariri, em Palmeira dos Índios, apresenta um cenário diferente: dos 2.429 residentes, apenas 39,4% afirmaram o pertencimento étnico. O percentual é o menor entre os territórios oficialmente delimitados em AL e apresenta um perfil significativamente distinto das demais terras.
Ainda em Palmeira dos Índios, as terras Fazenda Canto e Mata da Cafurna apresentam percentuais de 92,58% e 96,15%, respectivamente.
As TIs com maior percentual de pertencimento étnico indígena em AL são Aconã (100%), Karapotó (97,56%) e Geripancó (97,39%).
Últimas notícias
Homem é preso com cocaína após denúncia de usuário em Teotônio Vilela
Jovem fica ferido em colisão envolvendo dois carros e uma moto em Maceió
Bolsonaro está deprimido e ansioso por conta dos soluços, dizem médicos
Governo torna obrigatória exibição de filmes brasileiros nos cinemas
Hospital confirma cirurgia de Bolsonaro para esta quinta (25)
Motociclista fica ferido após colisão com carro de luxo em avenida de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
