Paulo Dantas se reúne com ONU-Habitat por busca ativa no Vida Nova nas Grotas
Encontro definiu diretrizes para terceira fase da cooperação entre Estado e organização
O governador Paulo Dantas e a coordenadora do programa Vida Nova na Grotas, Marina Dantas, se reuniram nesta quinta-feira (10), no Rio de Janeiro, com representantes Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e do Instituto Pereira Passos (IPP), para definir as diretrizes da terceira fase de cooperação entre Estado e organização.
A intenção do Governo é intensificar a busca ativa da população que vive nas grotas de Maceió e expandir a ação do programa para o Minha Cidade Linda e outros projetos desenvolvidos pelo Estado, com a finalidade de ampliar ainda mais a oferta de saúde, educação, infraestrutura, água e saneamento para os alagoanos.
“Alagoas tem uma parceria vencedora com a ONU-Habitat, com projetos premiados mundialmente como o Vida Nova nas Grotas, desde 2017. Estamos na segunda fase e vamos intensificar as ações na terceira fase, que devemos assinar em breve”, disse Paulo Dantas.
“Isso significa que as mais de 70 grotas que já contam com o programa vão receber ainda mais atenção do Estado na infraestrutura, mas também nos demais serviços públicos como saúde, segurança pública, nas melhorias habitacionais, na inclusão social como um todo”, acrescentou.
A Oficial Nacional para o Brasil do ONU-Habitat, Rayne Ferretti, ressaltou que a visita do Governo de Alagoas ao Rio de Janeiro serviu também para a troca de experiência entre os projetos desenvolvidos nas grotas de Alagoas e os implantados nas favelas cariocas pelo Instituto Pereira Passos, que é vinculado à Prefeitura do Rio. “A gente tem programas tanto com o Governo do Rio como com o de Alagoas, e são programas bastante focados nessas áreas das cidades”, explicou Rayne Ferretti.
“Na verdade, essas trocas de experiência estão ocorrendo desde 2017, quando a gente começou a trabalhar com o governo de Alagoas. Na ocasião, a ONU-Habitat levou várias metodologias aqui do Rio para Alagoas, que conseguiu inclusive aprofundar essas metodologias. Então a vinda [do Governo de Alagoas] hoje é também para trazer esse retorno para o IPP”, informou.
A representante da ONU-Habitat ressaltou ainda os avanços conquistados pelo Estado na metodologia do Mapa Rápido Participativo (MRI) desenvolvido pela Prefeitura para levantamento de dados e informações da qualidade de infraestrutura e dos serviços públicos de territórios com condições urbanas mais precárias.
Rayne Ferretti explicou que Alagoas avança sobre a metodologia desenvolvida no Rio, com o Painel das Grotas, ferramenta disponível online que traz o perfil estrutural das grotas de Maceió, com informações sobre distribuição de água, iluminação, coleta de lixo, serviço dos correios na região, além de mostrar o nível de vulnerabilidade nos quais as comunidades se encontram. “Então é com muita alegria que Alagoas vem trazer hoje esse passo adicional em uma metodologia que foi construída no Rio de Janeiro”, comemorou.
Para o presidente do Instituto Pereira Passos, Carlos Krykhtine, a visita de Paulo e Marina Dantas é muito importante para que o Governo de Alagoas possa abraçar novas metodologias e técnicas desenvolvidas pelo órgão.
A coordenadora do Vida Nova nas Grotas, Marina Dantas, ressaltou a importância da parceria entre ONU-Habitat e Governo do Estado para ampliar a qualidade de vida à população. “Nossa política é articular todas as secretarias do Estado para levar os serviços de que a população mais vulnerável precisa. Em Alagoas, os moradores de grotas e favelas não são mais invisíveis, eles são prioridade”, destacou.
“Nós tivemos o prazer de apoiar o Governo de Alagoas com uma de nossas ferramentas – o Mapa Rápido Participativo –, que contribuiu para o programa Vida Nova nas Grotas”, lembrou. “Essa experiência contribui para um Brasil mais solidário, um país que olha pros seus vulneráveis, para quem está alijado das políticas públicas básicas e dos seus direitos. É uma maneira de a gente trazer cidadania para o povo”, completou.
Últimas notícias
Influenciadora falsifica documento para se passar por policial e operação da Polícia é realizada em Alagoas
Colisão entre motocicletas deixa feridos na BR-316 em Palmeira dos Índios
“Ser trans, por si só, não implica em prejuízo educacional”, afirma Caio Bebeto criticando criação de cota trans na UFAL
Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente
Sete líderes do Comando Vermelho vão para prisões federais
Ufal terá reserva de vagas para pessoas trans no próximo Sisu
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
