Infraestrutura

Paulo Dantas se reúne com ONU-Habitat por busca ativa no Vida Nova nas Grotas

Encontro definiu diretrizes para terceira fase da cooperação entre Estado e organização

Por 7Segundos com Secom Alagoas 10/08/2023 16h04 - Atualizado em 10/08/2023 17h05
Paulo Dantas se reúne com ONU-Habitat por busca ativa no Vida Nova nas Grotas
Paulo Dantas se reúne com ONU-Habitat por busca ativa no Vida Nova nas Grotas - Foto: Secom Alagoas

O governador Paulo Dantas e a coordenadora do programa Vida Nova na Grotas, Marina Dantas, se reuniram nesta quinta-feira (10), no Rio de Janeiro, com representantes Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e do Instituto Pereira Passos (IPP), para definir as diretrizes da terceira fase de cooperação entre Estado e organização.

A intenção do Governo é intensificar a busca ativa da população que vive nas grotas de Maceió e expandir a ação do programa para o Minha Cidade Linda e outros projetos desenvolvidos pelo Estado, com a finalidade de ampliar ainda mais a oferta de saúde, educação, infraestrutura, água e saneamento para os alagoanos.

“Alagoas tem uma parceria vencedora com a ONU-Habitat, com projetos premiados mundialmente como o Vida Nova nas Grotas, desde 2017. Estamos na segunda fase e vamos intensificar as ações na terceira fase, que devemos assinar em breve”, disse Paulo Dantas.

“Isso significa que as mais de 70 grotas que já contam com o programa vão receber ainda mais atenção do Estado na infraestrutura, mas também nos demais serviços públicos como saúde, segurança pública, nas melhorias habitacionais, na inclusão social como um todo”, acrescentou.

A Oficial Nacional para o Brasil do ONU-Habitat, Rayne Ferretti, ressaltou que a visita do Governo de Alagoas ao Rio de Janeiro serviu também para a troca de experiência entre os projetos desenvolvidos nas grotas de Alagoas e os implantados nas favelas cariocas pelo Instituto Pereira Passos, que é vinculado à Prefeitura do Rio. “A gente tem programas tanto com o Governo do Rio como com o de Alagoas, e são programas bastante focados nessas áreas das cidades”, explicou Rayne Ferretti.

“Na verdade, essas trocas de experiência estão ocorrendo desde 2017, quando a gente começou a trabalhar com o governo de Alagoas. Na ocasião, a ONU-Habitat levou várias metodologias aqui do Rio para Alagoas, que conseguiu inclusive aprofundar essas metodologias. Então a vinda [do Governo de Alagoas] hoje é também para trazer esse retorno para o IPP”, informou.

A representante da ONU-Habitat ressaltou ainda os avanços conquistados pelo Estado na metodologia do Mapa Rápido Participativo (MRI) desenvolvido pela Prefeitura para levantamento de dados e informações da qualidade de infraestrutura e dos serviços públicos de territórios com condições urbanas mais precárias.

Rayne Ferretti explicou que Alagoas avança sobre a metodologia desenvolvida no Rio, com o Painel das Grotas, ferramenta disponível online que traz o perfil estrutural das grotas de Maceió, com informações sobre distribuição de água, iluminação, coleta de lixo, serviço dos correios na região, além de mostrar o nível de vulnerabilidade nos quais as comunidades se encontram. “Então é com muita alegria que Alagoas vem trazer hoje esse passo adicional em uma metodologia que foi construída no Rio de Janeiro”, comemorou.

Para o presidente do Instituto Pereira Passos, Carlos Krykhtine, a visita de Paulo e Marina Dantas é muito importante para que o Governo de Alagoas possa abraçar novas metodologias e técnicas desenvolvidas pelo órgão.

A coordenadora do Vida Nova nas Grotas, Marina Dantas, ressaltou a importância da parceria entre ONU-Habitat e Governo do Estado para ampliar a qualidade de vida à população. “Nossa política é articular todas as secretarias do Estado para levar os serviços de que a população mais vulnerável precisa. Em Alagoas, os moradores de grotas e favelas não são mais invisíveis, eles são prioridade”, destacou.

“Nós tivemos o prazer de apoiar o Governo de Alagoas com uma de nossas ferramentas – o Mapa Rápido Participativo –, que contribuiu para o programa Vida Nova nas Grotas”, lembrou. “Essa experiência contribui para um Brasil mais solidário, um país que olha pros seus vulneráveis, para quem está alijado das políticas públicas básicas e dos seus direitos. É uma maneira de a gente trazer cidadania para o povo”, completou.