Saúde

Profissionais são capacitados para atendimentos de crises em saúde mental

Formação reúne profissionais do CAPS AD, da Unidade de Acolhimento Infantojuvenil e do Consultório na Rua

Por 7Segundos com Secom Maceió 14/08/2023 18h06
Profissionais são capacitados para atendimentos de crises em saúde mental
Capacitação reuniu mais de 50 profissionais dos serviços de saúde municipal - Foto: Cortesia

Com a finalidade de fortalecer os vínculos na rede pública de atendimento e cuidados relacionados aos usuários, que fazem uso abusivo de substâncias como o álcool e outras drogas, a Coordenação Técnica de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) iniciou a capacitação “Atendimento no Contexto de Crise em Saúde Mental”, nas instalações do Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Outras Drogas (CAPS AD) Dr. Everaldo Moreira, localizada no Farol.

A capacitação conta com a participação de 53 profissionais do CAPS AD, vinculados à Unidade de Acolhimento Infantojuvenil Dra. Nise da Silveira e do Consultório na Rua de Maceió. A atividade refletiu sobre os momentos de crise em saúde mental, apresentados pelo público-alvo, como mote principal das abordagens, desenvolvidas em quatro etapas da formação.

“Essa atividade foi elaborada a partir da demanda dos serviços, com a ideia de consolidar esse vínculo e aprimorar a atuação do Município nas situações de crise em saúde mental, que são um desafio muito grande, principalmente em relação à questão do uso de álcool e drogas”, explica a coordenadora técnica da área na SMS, Roseane Farias.

Realizado na última sexta-feira (11), a primeira etapa da capacitação trouxe para os participantes a abordagem “O que é crise mental?”. O tema foi abordado pelo Prof. Dr. Cleyton Andrade, da Univeridade Fedral de Alagoas – UFAL e considerado pelos participantes como “proveitoso e necessário”.

Segundo a Coordenação Técnica, muitas reflexões que norteiam a assistência em saúde, a partir da perspectiva antimanicomial, próprias dos CAPS, foram suscitadas e robusteceram o arsenal técnico das equipes, que se envolveram no diálogo do início ao fim e saíram desse momento animados para os próximos dias do curso.

A capacitação está sendo realizada no CAPS AD, que fica na Rua Barão José Miguel, 378, Farol), e seguirá com a seguinte programação:

Dia 18/08 – “Abordagens práticas no contexto de crise em saúde mental no CAPS AD” – Palestra com o psicólogo Jefferson de Oliveira, do Coletivo Massunim Redução de Danos e a enfermeira Adriana Tenório, da Faculdade Estácio;

Dia 25/08 – “Abordagens práticas no contexto de crise em saúde mental na rua” – Palestra com a profª Maria Jorgina Sales, da Ufal e CNAR, e a enfermeira Flaviane Belo, do CNAR;

Dia 1º/09 – “O papel do CAPS na Atenção à Crise” – Palestra com o prof. Me. Alisson Vieira, da UNIT e UMJ, e o psicólogo Pedro Cerqueira, do Núcleo de Cultura RAPS Maceió.