Profissionais são capacitados para atendimentos de crises em saúde mental
Formação reúne profissionais do CAPS AD, da Unidade de Acolhimento Infantojuvenil e do Consultório na Rua

Com a finalidade de fortalecer os vínculos na rede pública de atendimento e cuidados relacionados aos usuários, que fazem uso abusivo de substâncias como o álcool e outras drogas, a Coordenação Técnica de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) iniciou a capacitação “Atendimento no Contexto de Crise em Saúde Mental”, nas instalações do Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Outras Drogas (CAPS AD) Dr. Everaldo Moreira, localizada no Farol.
A capacitação conta com a participação de 53 profissionais do CAPS AD, vinculados à Unidade de Acolhimento Infantojuvenil Dra. Nise da Silveira e do Consultório na Rua de Maceió. A atividade refletiu sobre os momentos de crise em saúde mental, apresentados pelo público-alvo, como mote principal das abordagens, desenvolvidas em quatro etapas da formação.
“Essa atividade foi elaborada a partir da demanda dos serviços, com a ideia de consolidar esse vínculo e aprimorar a atuação do Município nas situações de crise em saúde mental, que são um desafio muito grande, principalmente em relação à questão do uso de álcool e drogas”, explica a coordenadora técnica da área na SMS, Roseane Farias.
Realizado na última sexta-feira (11), a primeira etapa da capacitação trouxe para os participantes a abordagem “O que é crise mental?”. O tema foi abordado pelo Prof. Dr. Cleyton Andrade, da Univeridade Fedral de Alagoas – UFAL e considerado pelos participantes como “proveitoso e necessário”.
Segundo a Coordenação Técnica, muitas reflexões que norteiam a assistência em saúde, a partir da perspectiva antimanicomial, próprias dos CAPS, foram suscitadas e robusteceram o arsenal técnico das equipes, que se envolveram no diálogo do início ao fim e saíram desse momento animados para os próximos dias do curso.
A capacitação está sendo realizada no CAPS AD, que fica na Rua Barão José Miguel, 378, Farol), e seguirá com a seguinte programação:
Dia 18/08 – “Abordagens práticas no contexto de crise em saúde mental no CAPS AD” – Palestra com o psicólogo Jefferson de Oliveira, do Coletivo Massunim Redução de Danos e a enfermeira Adriana Tenório, da Faculdade Estácio;
Dia 25/08 – “Abordagens práticas no contexto de crise em saúde mental na rua” – Palestra com a profª Maria Jorgina Sales, da Ufal e CNAR, e a enfermeira Flaviane Belo, do CNAR;
Dia 1º/09 – “O papel do CAPS na Atenção à Crise” – Palestra com o prof. Me. Alisson Vieira, da UNIT e UMJ, e o psicólogo Pedro Cerqueira, do Núcleo de Cultura RAPS Maceió.
Últimas notícias

Arapiraca promove mutirão com mais de 400 vagas de emprego nesta segunda (4)

Corpo de homem é encontrado enrolado em saco plástico em Marechal Deodoro

Chuva interrompe abastecimento de água em Jundiá neste sábado (2)

Ônibus com torcedores do Bahia tomba na BR-101 a caminho de jogo contra o Sport

Caso Kelly Kethelym: suspeita de envolvimento na morte de adolescente é presa no Sertão

Sindicatos denunciam caos no Hospital Veredas e convocam greve a partir desta segunda (4)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
