Saúde

Paulo Dantas inaugura primeiro Ambulatório de Oftalmologia do estado no Hospital Metropolitano

Pela primeira vez a rede própria de saúde do estado passa a oferecer o serviço; estimativa é que demanda reprimida zere em até 10 meses

Por Agência Alagoas 16/08/2023 16h04 - Atualizado em 16/08/2023 16h04
Paulo Dantas inaugura primeiro Ambulatório de Oftalmologia do estado no Hospital Metropolitano
Ambulatório de Oftalmologia deve realizar cerca de 400 a 500 consultas mensais, totalizando 5 a 6 mil por ano - Foto: Pei Fon / Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas inaugurou na manhã desta quarta-feira (15), o Ambulatório de Oftalmologia no Hospital Metropolitano de Maceió, e também realizou o lançamento do programa Ver Melhor Alagoas. Pela primeira vez, a rede própria do Estado passa a oferecer serviços oftalmológicos, gerando economia para o Governo de Alagoas. Antes, estes serviços eram ofertados por meio de hospitais filantrópicos.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o Ambulatório de Oftalmologia deve realizar cerca de 400 a 500 consultas mensais, totalizando 5 a 6 mil por ano. Além disso, estima-se a realização de 150 a 200 cirurgias mensais, diminuindo a demanda reprimida existente em Alagoas.

"A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 70% das pessoas que sofrem de cegueira no mundo poderiam estar enxergando se houvesse tratamento preventivo. Alagoas possui uma demanda reprimida, mas conseguiremos zerar a fila em até 10 meses. Esse equipamento será essencial, não somente para o atendimento à população, mas também para o Estado, pois vai gerar uma enorme economia. Juntos, vamos conseguir avançar muito mais na saúde do nosso estado e oferecer mais e os melhores serviços para os alagoanos”, afirmou.

O Ambulatório de Oftalmologia será o primeiro serviço público de Alagoas neste segmento assistencial. Nele serão assegurados procedimentos de oftalmologia nas modalidades eletiva clínica e cirúrgica. Uma equipe multidisciplinar, incluindo oftalmologistas, anestesiologistas, enfermeiros especializados, técnicos de enfermagem, dentre outros profissionais da saúde, irá atuar no atendimento aos pacientes.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, serão ofertados procedimentos cirúrgicos de catarata, pterígio, injeção intravítrea e cirurgia de calázio e pálpebras, conhecido como blefaroplastia. Para o secretário, a inauguração do ambulatório representa um marco para a saúde pública alagoana. “Nossa população é carente de serviços oftalmológicos, e por isso a inauguração deste serviço é tão importante. Na oportunidade, também haverá o lançamento do Programa Ver Melhor Alagoas, pelo qual serão promovidas consultas e cirurgias de pterígio, catarata, blefaroplastia e aplicações intravítrea”, afirmou.

O deputado estadual Alexandre Ayres destacou a ampliação e a melhoria na qualidade dos serviços ofertados pelo Estado, que têm suprido a necessidade da população de Maceió e cidades vizinhas.

"Já fui secretário de Saúde e sei o esforço que é oferecer serviços de qualidade para a população. Durante a pandemia ampliamos a oferta de leitos e hospitais, e sei da dificuldade que as pessoas enfrentam na busca por atendimento médico. O governador Paulo Dantas está ampliando a oferta e até suprindo a carência de áreas que não eram obrigações do Governo de Alagoas. Estamos atendendo também as demandas municipais e até federais. Tudo isso para não deixar nenhum alagoano sem o acesso à saúde pública”, concluiu.

Acesso
O acesso dos pacientes ao Ambulatório de Oftalmologia deverá ser feito pelo Sistema de Regulação do Estado (Sisreg). Após avaliação, e a depender do diagnóstico, eles poderão ser encaminhados para a realização de cirurgias.

Também estiveram presentes na solenidade as secretárias Roseane Vasconcelos (Gabinete Civil); Kátia Born (Desenvolvimento Social); a procuradora-Geral do Estado, Sâmia Suruagy; o defensor Público Geral, Carlos Eduardo; os deputados estaduais Marcos Barbosa, Lelo Maia, Remi Calheiros e Galba Novaes; o vereador por Maceió, Zé Márcio Fiilho; o diretor-Geral do Hospital Metropolitano, Antônio Lucena; além de diretores das demais unidades de saúde do estado.