Usuários de Caps realizam visita à Bienal Internacional do Livro de Alagoas
A atividade externa buscou incluir usuários em atividades educacionais e culturais

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Gerência de Atenção Psicossocial de Maceió (GAP), garantiu que usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) participassem de uma visita à 10ª Bienal Internacional do Livro em Alagoas ao longo desta semana.
Os usuários dos Caps Noraci Pedrosa (Jacintinho), Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira (Serraria) e Unidade de Acolhimento Infantojuvenil (UAI) Nise da Silveira (Jacintinho) realizaram visita no evento acompanhados por profissionais de saúde nessas unidades.
De acordo com Roseane Farias, coordenadora de Atenção Psicossocial, a visita permitiu que todos explorassem os estandes da Bienal e interagissem com expositores. Além disso, a atividade proporcionou um espaço de trocas de experiências, fortalecimento de laços e integração entre os participantes.
“A iniciativa reforça o compromisso dos serviços da Atenção Psicossocial em oferecer oportunidades que vão além do tratamento clínico, destacando a importância da cultura, aprendizado e da inclusão social. Esse tipo de ação proporciona uma experiência enriquecedora e contribui para um os usuários perceberem o apoio às diversidades para aqueles que enfrentam desafios de saúde mental”, destaca.
Os Centros de Atenção Psicossocial possuem um papel fundamental na ressocialização dos usuários, através de atividades externas, como esta, que tem a finalidade de gerar inclusão social e autonomia, proporcionam ambiente acolhedor com disponibilização de terapias ocupacionais, tratamento especializado e acompanhamento médico.
“Essa visita à bienal do livro gerou e gera reintegração social, auxiliando na redução do estigma associado a problemas de saúde mental. Os Caps têm um impacto significativo na melhoria da qualidade de vida, autonomia e bem-estar geral dos usuários, ações como essa colaboram muito. São essenciais essas atividades externas para demonstrar liberdade, e possibilidades para cada um”, finaliza Roseane Farias, coordenadora da Atenção Psicossocial.
Últimas notícias

Arapiraca promove mutirão com mais de 400 vagas de emprego nesta segunda (4)

Corpo de homem é encontrado enrolado em saco plástico em Marechal Deodoro

Chuva interrompe abastecimento de água em Jundiá neste sábado (2)

Ônibus com torcedores do Bahia tomba na BR-101 a caminho de jogo contra o Sport

Caso Kelly Kethelym: suspeita de envolvimento na morte de adolescente é presa no Sertão

Sindicatos denunciam caos no Hospital Veredas e convocam greve a partir desta segunda (4)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
