Assembleia Legislativa aprova e reajuste dos servidores estaduais será de 5,79%
A primeira parcela será paga em setembro e a segunda em janeiro. Apenas um deputado votou contrário ao reajuste
A Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) aprovou, na tarde desta quarta-feira (23), o projeto de lei de autoria do Executivo Estadual, que prevê o reajuste de 5,79% para os servidores estaduais. O reajuste será pago em duas etapas: 3% será pago a partir de 1º de setembro; e 2,79% a partir de 1º de janeiro de 2024.
A votação se deu em sessão extraordinária, a pedido do líder do governo na Casa, deputado Silvio Camelo. Apenas um deputado, Cabo Bebeto (PL), votou contrário ao reajuste.
O deputado Cabo Bebeto afirma que o reajuste é necessário, mas o valor não seria justo. “Meu voto contra o projeto se dá pelo o índice e pelo parcelamento que foi dado, que eu vi que a categoria toda tá insatisfeita. O governo teve um prazo maior para negociar melhor e não essa evolução, mas o reajuste é necessário, é justo, mas não da forma como está acontecendo. Por isso voto contra esse reajuste”, justificou Bebeto.
“O governo tem feito um esforço muito grande para antecipar justamente o percentual de aumento. Muitos estados não estão nem conseguindo nem pagar a folha. Em Alagoas é diferente. Apesar de todos os aumentos que tivemos nos últimos anos, continuamos nessa questão de valorização do servidor. A Assembleia entendeu que, para não ter problema na folha de pagamento, teria de agilizar essa votação”, disse Silvio Camelo à TV Assembleia.
Estão excluídos do reajuste aprovado pela ALE, por possuírem legislação específica acerca da política remuneratória: os procuradores de Estado e os servidores integrantes da parte provisória da carreira do magistério público estadual.
Pelo projeto, o governador Paulo Dantas fica autorizado a abrir créditos adicionais destinados a fazer face aos pagamentos das obrigações decorrentes do reajuste. A matéria foi votada em sessão extraordinária e em segundo turno. Agora será encaminhada ao chefe do Executivo para ser sancionada.
Últimas notícias
Paciente psiquiátrico é encontrado em área de mata no município de Pilar
Prefeitura de Arapiraca altera horário da coleta de lixo na véspera de Natal
Alagoas Sem Fome e SEDH fazem doações de alimentos a povos de Matriz Africana
Caio Bebeto propõe lei para acabar com cobrança indevida "de ar" na conta de água em Maceió
Rateio histórico valoriza profissionais da educação em Porto Real do Colégio
Jovens de 15 a 19 anos podem se vacinar contra HPV até junho de 2026
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
