Política

Caio Bebeto propõe lei para acabar com cobrança indevida "de ar" na conta de água em Maceió

Por 7Segundos, com assessoria 23/12/2025 18h06
Caio Bebeto propõe lei para acabar com cobrança indevida 'de ar' na conta de água em Maceió
Vereador Caio Bebeto - Foto: Reprodução/Assessoria

Projeto de Lei apresentado pelo vereador Caio Bebeto (PL) na Câmara Municipal de Maceió propõe a obrigatoriedade da instalação de dispositivos eliminadores de ar nas tubulações dos sistemas de abastecimento de água em imóveis residenciais e comerciais da capital alagoana. A medida tem como objetivo garantir mais justiça e transparência na cobrança do consumo de água.

De acordo com o texto, os dispositivos deverão ser instalados na tubulação que antecede o hidrômetro, evitando que o ar presente na rede de abastecimento seja contabilizado como consumo de água, situação que pode ocorrer após interrupções no fornecimento, manutenções ou oscilações de pressão.

O projeto determina que todos os custos, incluindo aquisição, instalação, substituição e manutenção dos equipamentos, sejam de responsabilidade da concessionária de abastecimento de água, sem qualquer ônus para o consumidor.

Outro ponto previsto é que o consumidor poderá solicitar, gratuitamente, a retirada do dispositivo, caso julgue necessário. Além disso, os equipamentos deverão possuir certificação do INMETRO, garantindo qualidade e confiabilidade na medição.

Caio Bebeto destaca que a proposta busca proteger o consumidor de cobranças indevidas, assegurando que o pagamento seja feito apenas pelo volume de água efetivamente consumido.