Hemoal faz coleta externa de sangue no Pilar neste sábado
Ação itinerante ocorre das 8h às 16h, na Escola Municipal Renato de Mendonça
Em mais uma ação itinerante, com o objetivo de manter estabilizar o estoque de sangue para atender às maternidades e hospitais, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza coleta externa de sangue no município do Pilar. A ação ocorre neste sábado (26), das 8h às 16h, na Escola Municipal Renato de Mendonça, situada na Rua Edite França, no bairro Chã do Pilar.
Para ser doadora, a pessoa deve ter entre 16 a 69 anos de idade, ter peso igual ou superior a 50 quilos, boa saúde e estar portando um documento de identificação com foto. É fundamental, ainda, seguir outros critérios, segundo o Ministério da Saúde (MS). Voluntários que já tiveram hepatite após os 11 anos de idade, doença de Chagas, Aids e sífilis, não podem realizar o procedimento.
Conforme a gerente do Hemoal, médica Verônica Guedes, há impedimentos temporários, também orientados pelo MS. “Para as pessoas que colocaram piercing, fizeram tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, a doação de sangue é proibida pelo período de 12 meses”, salientou.
Os candidatos à doação de sangue também não podem ter ingerido alimentos gordurosos e nem bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. “É importante também ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior para se candidatar à doação voluntária de sangue”, orientou Verônica Guedes.
Repetir a Doação
Para repetir o procedimento, a assistente social explicou que o homem deve aguardar, no mínimo, dois meses, e a mulher, três meses. Ainda com relação à mulher, há impedimento para doar sangue apenas para as grávidas ou que estejam amamentando.
Pessoas que tenham sido infectadas pelo novo Coronavirus ficam impossibilitadas de doar sangue por 10 dias, contados após a recuperação. No caso do voluntário que apenas teve contato com pessoa infectada e nos sete dias subsequentes não apresentou os sintomas da Covid-19, a doação pode ocorrer sem nenhum problema.
Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, as coletas itinerantes do Hemoal são estratégias fundamentais para facilitar o acesso dos alagoanos à prática da doação de sangue. “Muitas pessoas não têm tempo de deslocar-se às Unidades do Hemoal e, por isso, as coletas externas possibilitam que as pessoas que trabalham em período integral, por exemplo, tenham a oportunidade de doar sangue”, ressaltou.
Últimas notícias
Carreta com carga avaliada em 1,5 milhão é interceptada na rodovia AL-220, em Arapiraca
Milenaverso: como Milena virou desenho animado fora do BBB 26
“Acelera freando”: veja o que há por trás do vídeo que viralizou em MG
Mãe viraliza ao transformar marmita dos filhos em obras-primas; veja
Homem é preso por tráfico de entorpecentes no bairro Canafístula, em Arapiraca
Advogado encontrado baleado na casa dos pais morre no HGE em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
